O responsável pelo desenvolvimento dos veículos da Volkswagen, Thomas Ulbrich, analisou a carreira comercial dos veículos eléctricos da marca, todos eles produzidos na fábrica alemã de Zwickau. Debruçando-se especificamente sobre o ID.4, o mais recente e o primeiro eléctrico da casa que irá ter carreira mundial – uma vez que o ID.3 se destina, em princípio, apenas ao mercado europeu –, o executivo alemão afirmou que este SUV a bateria ainda não é rentável, o que significa que a VW perde dinheiro em cada um que vende.

Tendo em conta que a VW tentou reunir todas as condições para minimizar os custos de produção, criando plataformas específicas para veículos eléctricos e adaptando fábricas para a optimização da fabricação deste tipo de veículos, é estranho ver Ulbrich, numa entrevista à Automotive News, admitir que apesar do volume de produção já ser considerável, o ID.4 é vendido abaixo do preço de custo.

Para Thomas Ulbrich, a VW está concentrada em reduzir os custos em todas as áreas possíveis, a começar pelas baterias, dos materiais utilizados na sua produção ao sistema de gestão de energia. Isto ainda que a marca ou o grupo não se dediquem à produção de células, mas apenas de packs, sendo esta uma das áreas-chave de um veículo eléctrico que o grupo alemão ainda não controla. Mas está a tratar disso e para breve.

A estratégia a seguir pela marca alemã, para baixar custos, passa por investir na concepção e produção das suas próprias células, bem como incrementar o volume de produção, fabricando mais modelos, ainda que de diferentes marcas, a partir da mesma plataforma, motores e baterias. Zwickau já está a aliar aos ID.3 e ID.4 os Audi Q4 e-tron, além dos Skoda e Cupra eléctricos. Só então os eléctricos do conglomerado germânico passarão a ser rentáveis.

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