Em atualização

Pelo menos nove pessoas morreram — um professor, uma funcionária da escola e oito alunos — na sequência de disparos de arma de fogo numa escola em Kazan, no centro da Rússia, tendo sido abatido um dos atiradores e detido um outro, um jovem de 19 anos, de acordo com as agências Interfax , Ria Novosti e a Sputnik News.  Há pelo menos 32 feridos, 21 dos quais foram hospitalizadas de emergência, adianta a agência russa TASS.

A detenção do adolescente foi primeiro noticiada pelas agências de notícias: “As forças da ordem prenderam um adolescente, que está na origem dos disparos”, disse uma fonte dos serviços de emergência citado pela Ria Novosti. O momento foi captado em imagens.

Mais tarde chegou a informação da morte do segundo atacante, Ilnaz Galyaviyev: “Estava entrincheirado no edifício e foi abatido”, disse uma fonte das forças de segurança russa à agência TASS. Este seria um ex-aluno que alegadamente sofrerá de problemas mentais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Há ainda relatos de uma explosão: “Sentimos uma explosão no edifício da escola e vimos fumo”, disse uma testemunha não identificada pela Ria Novosti. “Estava numa aula e apercebi-me de uma explosão”, confirmou um professor à agência TASS.

A CNN garante que algumas crianças, com medo da presença do segundo atacante no edifício, saltaram da janela para escaparem ao perigo. O momento foi captado por quem via de longe a situação e foi partilhado no Twitter.

As autoridades de Kazan anunciaram o reforço das medidas de segurança nos outros estabelecimentos de ensino da cidade. O dirigente local Roustam Minnikhanov encontra-se no local para onde foram enviadas 21 ambulâncias. A polícia iniciou uma investigação sobre o ataque contra a escola que fica a 175 quilómetros de Kazan, capital do Tartaristão, região maioritariamente habitada por muçulmanos e o Ministério do Interior anunciou que está a ser organizada uma operação antiterrorista na zona.

O Ministério de Situações de Emergência russo enviou para o local um avião com médicos, equipamentos e psicólogos para ajudar a lidar com o rescaldo deste ataque. Os ministro da Saúde e da Educação da Rússia também foram para a cidade.

Na altura do ataque estavam no edifício 714 crianças, 70 funcionários, entre os quais 52 professores.

Putin ordena revisão da lei das armas

Após o massacre, o Presidente russo, Vladimir Putin, ordenou uma revisão das regras sobre o porte de armas na Rússia.

“O Presidente ordenou a elaboração de urgência de um novo quadro legal sobre o tipo de armas autorizados a circular entre a população civil”, indicou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, poucas horas depois do ataque.

De acordo com a CNN, o líder russo também manifestou condolências às famílias das vítimas.