O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai integrar 2474 profissionais de saúde com contratos de trabalho sem termo ou por tempo indeterminado em funções públicas, sendo que a medida em causa abrange maioritariamente profissionais que foram contratados no âmbito da Covid-19.

Em causa está o reforço dos Cuidados de Saúde Primários com a contratação de 630 enfermeiros, 465 assistentes técnicos, 110 assistentes operacionais e 165 técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica de radiologia. Já na Saúde Pública podem ser contratados 110 enfermeiros para para saúde comunitária e saúde pública e 110 técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica de saúde ambiental.

As respostas hospitalares em Medicina Interna também vão ter contratação de 60 médicos para a formação especializada em Medicina Intensiva, 626 enfermeiros e 198 assistentes operacionais e haverá contratação de médicos recém-especialistas que concluam a especialidade na primeira época de 2021 e de outras contratações diretas que venham a revelar-se necessárias”.

De acordo com o comunicado do Ministério das Finanças, o despacho que foi publicado em Diário da República pretende “dar cumprimento a diversos compromissos assumidos na Lei do Orçamento de Estado para 2021, sendo que a distribuição dos postos de trabalho pelas entidades do SNS será determinada por despacho da Ministra da Saúde, e deverá ser feita preferencialmente por unidades onde existam trabalhadores recrutados ao abrigo do DL 10-A/2020, de 13 de março”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No Twitter, o primeiro-ministro, António Costa, saudou os enfermeiros e o seu “trabalho incansável” durante a pandemia, ao revelar o número de profissionais de saúde que vão ser contratados, entre os quais 1.366 enfermeiros.

O SNS é construído pelos seus profissionais. Por isso, é hoje publicado o despacho que prevê a contratação de mais 2.474 profissionais de saúde, entre os quais 1.366 enfermeiros. Prosseguimos a trajetória de reforço do SNS, que se revelou essencial na crise pandémica”, escreveu António Costa na rede social Twitter.

No Dia Internacional do Enfermeiro, que se assinala esta quarta-feira, o líder do Governo quis saudar “todos os profissionais de enfermagem” e agradecer “o empenho e dedicação com que, ao longo do último ano, têm enfrentado a pandemia”.

“Com o seu trabalho incansável, os enfermeiros foram verdadeiramente decisivos no processo de recuperação de tantos que contraíram a Covid-19 e agora na campanha de vacinação”, lê-se na conta oficial do primeiro-ministro.

O Dia Internacional do Enfermeiro assinala-se a 12 de maio, dia do nascimento de Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna.