789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Boletim DGS. Casos ativos aumentam pelo segundo dia consecutivo, mas internamentos continuam a cair

Este artigo tem mais de 2 anos

A Direção-Geral da Saúde dá conta de uma morte e 436 novos casos positivos no último dia. Casos ativos voltam a subir. Internamentos têm queda de 19% desde o início do mês.

Daily Life In Lisbon Amid COVID-19 Pandemic
i

NurPhoto via Getty Images

NurPhoto via Getty Images

O número de casos ativos registados no boletim da Direção-Geral da Saúde sobre a pandemia teve esta quinta-feira uma subida pelo segundo dia consecutivo. Há agora mais 95 casos ativos com Covid-19 do que no dia anterior, num total de 21.969, depois de já terem aumentado 166 na quarta-feira. É o resultado de ter havido um maior número de novos casos (436) face às recuperações (340) e à única morte identificada pela DGS no último dia. A última vez que houve duas subidas foi a 21 e 22 de abril, de acordo com os dados dos boletins.

Os 436 novos casos (depois dos 485 do dia anterior) ficam acima do valor registado no mesmo dia da semana passada (373), embora sejam menos do que há duas semanas (a 29 de abril havia 470 casos). Foi a região Norte que mais casos teve (167), seguida de Lisboa e Vale do Tejo (128), Centro (47), Algarve (31), Açores (29), Alentejo (19) e Madeira (15).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A média dos últimos 7 dias, desde sexta-feira, 7 de maio, é de 350 casos por dia, um valor muito semelhante ao registo dos sete dias imediatamente anteriores a este período (349 casos/dia entre 30 de abril e 6 de maio).

Os internamentos mantêm ainda a tendência de redução gradual e a diferença do boletim desta quinta-feira face ao do dia anterior (menos 4 doentes, para um total de 244 internados) representa uma descida de 39 doentes face ao mesmo dia da semana passada, 6 de maio (-13,8%); e uma redução de 58 (-19,2%) face ao início do mês (a 1 de maio havia 302 internados).

Tal como já se verificava desde o início deste mês, é necessário recuar a 26 de março do ano passado, durante o confinamento do ano passado, para encontrar um número de internamentos tão baixo.

Já no que diz respeito aos internamentos em cuidados intensivos, com a redução ligeira desta quinta-feira (-1), iguala o registo de 22 de setembro, no início da segunda vaga, significando uma queda de sete internamentos face aos 77 do dia homólogo (ou seja, menos 9% numa semana) e de 15 desde o início do mês (-17,6%).

Os dados do boletim da DGS desta quinta-feira dão conta ainda de uma morte, que teve lugar em Lisboa e Vale do Tejo. No total, desde que começou a pandemia, houve 7.204 mortes nesta região por complicações associadas à Covid-19.

A vítima era uma mulher na casa dos 70 anos, segmento da população em que morreram até agora 3.622 pessoas com Covid-19. Apenas acima dos 80 anos houve mais óbitos desde que o coronavírus chegou a Portugal — e com grande diferença (11.179).

Nos últimos 7 dias, desde o boletim de 7 de maio, a Direção-Geral de Saúde identificou 11 mortes em todas as idades, menos três do que no período imediatamente anterior.

Dos 840 mil casos registados em Portugal desde que começou a pandemia, 21.969 estão ativos, 801.961 pessoas recuperaram, mas 16.999 acabariam por morrer.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora