O Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira (CHUCB) atingiu em março e abril o “maior número de sempre” em cirurgias programadas, disse nesta quinta-feira à agência Lusa aquela unidade com sede na Covilhã, distrito de Castelo Branco.

Em resposta escrita enviada à agência Lusa, o CHUCB explica que começou no início de março o plano de recuperação de cirurgias programadas, “tendo-se registado nos meses de março e abril de 2021 os maiores valores mensais de cirurgias realizadas de sempre, na história do CHUCB”.

Segundo acrescenta, tal levou a uma redução do número de doentes com maiores tempos de espera, sendo que a atividade cirúrgica urgente e prioritária nunca foi interrompida.

No que concerne às consultas presenciais, que “há muito foram retomadas”, o CHUCB “tem registado também um incremento significativo”, com o “mês de março a registar o maior número de consultas de sempre” e com a consequente redução dos tempos de espera.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No que concerne à Covid-19, esta unidade de saúde tinha internados, na terça-feira, três doentes, dois em enfermaria (61 e 48 anos) e um em Unidade de Cuidados Intensivos (69 anos).

De acordo com os dados, nos dois últimos meses o CHUCB registou dois óbitos de doentes com Covid-19. Além disso, o dia com maior número de doentes internados em enfermaria Covid-19 foi em 26 de janeiro, com 117 pacientes. Ao nível da Unidade de Cuidados Intensivos, o pico registou-se em 11 de fevereiro, com 10 doentes internados com Covid-19. O dia com o maior número de óbitos foi em 31 de janeiro, com seis mortes.

A informação aponta ainda que a faixa etária prevalente na mortalidade, desde o início da pandemia, seguiu a tendência dos demais hospitais do país, centrando-se em doentes com idade mais avançada.

O CHUCB tem sede na Covilhã, distrito de Castelo Branco, e integra o Hospital Pêro da Covilhã e o Hospital do Fundão, abrangendo ainda a área do concelho de Belmonte.