271kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

O tempo vai virar outra vez do avesso. Temperaturas sobem 10 graus já a partir de domingo e podem chegar aos 34ºC no Sul

Depois da chuva dos últimos dias não se admire se acordar domingo, caso viva a sul de Lisboa e Vale do Tejo, a pensar que está nas Caraíbas. As temperaturas vão subir 10 graus e passar os 30ºC.

Este fim de semana começa ao contrário do último: o tempo vai virar-se do avesso. Depois da chuva e da queda brusca das temperaturas, que incluiu até um nevão na Serra da Estrela, prepare-se para o calor intenso, que vai começar já esta sexta-feira pelo Sul do país. E é mesmo calor, calor abrasador que às vezes nem no Verão se faz sentir. As temperaturas chegarão perto dos 30ºC e depois subirão até aos 33ºC ao longo dos dias seguintes.

https://www.windy.com/pt/-Incorporar-widget-na-p%C3%A1gina/widgets?temp,2021-05-14-15,40.057,-9.498,7,i:pressure

Será assim no Algarve, onde em Faro estão previstos 33ºC de máxima de domingo até ao fim da semana. No Alentejo, onde Beja andará entre os 29ºC e os 34ºC e Évora entre os 28ºC e os 33ºC. Ou no litoral sul, com Setúbal entre os 25º e os 30ºC e Lisboa também entre os 25º e os 29º. Depois é como se o país se dividisse ao meio: do Tejo para cima, apesar de o sol estar de volta e não se prever chuva, as temperaturas serão mais amenas, e não haverá estes saltos de quase dez graus em apenas dois dias, como vai acontecer a Sul. O dia mais quente será o de quinta-feira, 20.

No mapa que pode ver aqui em baixo, com os tons laranja (de calor) e amarelo (de temperaturas apenas cálidas), é bem visível essa linha de separação. Mesmo assim, os termómetros andarão sempre na linha dos 20ºC. Em Coimbra vão mesmo chegar aos 26ºC na próxima quinta-feira e Guarda aos 24º nesse mesmo dia. Já no Porto ou em Braga, o mercúrio não subirá tão alto, ficando-se pelos 21/22ºC.

Estas temperaturas anormalmente altas para esta altura do ano (mais 10ºC em algumas zonas), tal como as desta semana foram anormalmente baixas (o caso já referido da Serra), têm algo em comum. Vão também chegar de repente. Esta sexta e sábado ainda se vai registar alguma instabilidade meteorológica, com chuviscos e vento, e depois, zás!, domingo vai acordar como se tivesse viajado de repente para as Caraíbas se viver nesta zona de Lisboa e Vale do Tejo até ao Algarve (e mesmo em alguns locais do interior). E também na Madeira e nos Açores.

Aliás, a culpa deste bom tempo é do anticiclone dos Açores, que nos trará uma torrente de ventos quentes, e de um centro de altas pressões que vai entrar pelo Sul da Península Ibérica.

As cores mostram bem as mudanças de temperatura entre este fim de semana e o próximo

Único problema — ou única diferença para o Caribe — é que de facto estamos em latitudes mais altas e ainda não é mesmo Verão. Por isso à noite as mínimas ainda não estão para grandes passeios acolhedores, nem com temperaturas tropicais. Por isso é bom levar uma ‘malhinha’, um casaquinho.

Veja aqui, conforme o local onde mora (ou onde pode estar a pensar ir passar o fim de semana) o tempo que o espera:

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.