A GNR deteve um homem de 50 anos pela alegada prática de um crime de incêndio florestal, no concelho de Pinhel, distrito da Guarda, foi esta terça-feira anunciado.

Segundo o Comando Territorial da GNR da Guarda, o homem foi detido na segunda-feira, através do Posto Territorial de Pinhel, na sequência do alerta para um incêndio florestal.

A GNR refere em comunicado enviado à agência Lusa que, após o alerta, “os militares da Guarda deslocaram-se de imediato para o local, onde constataram que o incêndio teve origem durante a realização de uma queima de sobrantes florestais que se descontrolou, consumindo cerca de 4.300 metros quadrados de vegetação“. O detido foi constituído arguido e os factos foram remetidos pela GNR para o Tribunal Judicial de Pinhel.

A GNR relembra que as queimas de sobrantes “são uma das principais causas de incêndios em Portugal” e que “em qualquer altura do ano é proibido queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração florestal ou agrícola sem pedir autorização ou fazer comunicação prévia”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR