Num último dia de Campeonato em que só faltava decidir uma vaga europeia, um lugar de despromoção e um playoff de manutenção, tudo ficou fechado nos seis jogos que decorreram à mesma hora, entre as 20h e as 22h. O Santa Clara beneficiou da derrota do V. Guimarães, goleou o Farense e vai à Conference League, os algarvios descem em conjunto com o Nacional e o Rio Ave terá de disputar o playoff de permanência com o terceiro classificado da Segunda Liga.

Recorde as equipas que, na Primeira Liga 2020/21, conseguiram o apuramento para as competições europeias, conseguiram a manutenção e ainda as que não escaparam à despromoção.

Quem vai às competições europeias

Sporting

Fase de grupos da Liga dos Campeões

Enquanto campeão nacional, o Sporting está automaticamente qualificado para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Os leões regressam assim à principal competição europeia depois de três épocas consecutivas de ausência: a última vez que a equipa de Alvalade esteve na Champions foi em 2017/18, com Jorge Jesus, quando caiu para a Liga Europa depois de ficar no terceiro lugar de um grupo que também incluía Juventus, Barcelona e Olympiacos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sporting bate mais um registo histórico na Liga, garante Champions e pode ser campeão na próxima jornada (se FC Porto não vencer na Luz)

FC Porto

Fase de grupos da Liga dos Campeões

O FC Porto beneficia da subida de Portugal no ranking da UEFA e, tal como acontecerá em 2022/23, é a segunda equipa portuguesa a entrar diretamente para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Na última década, desde 2011/12, os dragões só falharam a Champions na época passada, quando foram eliminados pelo Krasnodar no playoff. Nesta temporada que está agora a terminar, a equipa de Sérgio Conceição só caiu nos quartos de final, com o Chelsea, depois de ter afastado a Juventus na ronda anterior.

Benfica

Terceira pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões

O Benfica também beneficia do ranking positivo de Portugal e, através do terceiro lugar, tem a possibilidade de marcar presença na fase de grupos da Liga dos Campeões. Esta época, os encarnados foram eliminados precisamente na terceira pré-eliminatória, pelo PAOK, e caíram para a Liga Europa. Em 2019/20, a equipa então orientada por Bruno Lage saiu da Champions na fase inicial, terminando no terceiro lugar de um grupo que também integrava o RB Leipzig, o Lyon e o Zenit.

FBL-POR-LIGA-BRAGA-BENFICA

O Benfica garantiu o terceiro lugar e a eliminatória de acesso à Champions, o Sp. Braga vai à Liga Europa

Sp. Braga

Fase de grupos da Liga Europa

Ao terminar no quarto lugar da Primeira Liga, o Sp. Braga está automaticamente qualificado para a fase de grupos da Liga Europa, onde marcou presença em cinco das últimas seis temporadas. Esta época, os minhotos seguiram para os 16 avos de final da competição depois de terminarem no segundo lugar de um grupo que também incluía Leicester, AEK e Zorya, mas foram afastados nessa ronda pela Roma de Paulo Fonseca.

P. Ferreira

Terceira pré-eliminatória de acesso à Conference League

O P. Ferreira garantiu uma vaga europeia a três jornadas do fim da Primeira Liga, enquanto conclusão de uma época surpreendente e bem sucedida, e o quinto lugar final indica que os pacenses vão estar na terceira pré-eliminatória de acesso à nova Conference League — ou Liga das Conferências –, a terceira competição europeia que vai arrancar na próxima temporada. A nova prova, criada e desenhada pela UEFA para incluir mais equipas no futebol europeu, vai arrancar com um total de 183 clubes que vão dividir-se entre primeira, segunda e terceira pré-eliminatórias, seguidas de um playoff, antes de estarem fechados os 32 que vão integrar a fase de grupos.

O P. Ferreira regressa à Europa pela primeira vez desde 2013/14, quando chegou à fase de grupos da Liga Europa depois de cair no playoff de acesso à Liga dos Campeões, onde foi eliminado pelo Zenit, na sequência do histórico terceiro lugar alcançado no Campeonato, com Paulo Fonseca. Antes, os pacenses estiveram na terceira pré-eliminatória de acesso à Champions, em 2009/10, e na primeira ronda da antiga Taça UEFA, em 2007/08.

O P. Ferreira realizou uma temporada assinalável e está de regresso às competições europeias

Santa Clara

Segunda pré-eliminatória de acesso à Conference League

Beneficiando da vitória do Benfica contra o V. Guimarães e goleando o Farense, o Santa Clara garantiu o sexto lugar e a presença na segunda pré-eliminatória de acesso à Conference League. Esta será a primeira participação dos açorianos nas competições europeias desde 2002/03, época em que estiveram nas primeiras duas rondas da Taça Intertoto. De recordar que o Santa Clara, agora orientado por Daniel Ramos, regressou à Primeira Liga apenas em 2018/19 e depois de 15 anos consecutivos de ausência.

Quem conseguiu ficar

Boavista

O Boavista chegou a apanhar um susto no último dia da temporada, ao sofrer um golo do Gil Vicente ainda na primeira parte, mas um bis de Yusupha acabou por garantir que a equipa de Jesualdo Ferreira vai permanecer na Primeira Liga — sem precisar de disputar o playoff de manutenção. Os axadrezados terminam assim o Campeonato no 12.º lugar, cinco pontos acima da zona de despromoção, e vão cumprir a oitava época consecutiva no principal escalão do futebol português.

Portimonense

O Portimonense cumpriu, não perdeu com o Sp. Braga no Algarve e garantiu a manutenção, com mais quatro pontos do que a primeira equipa despromovida. O conjunto de Paulo Sérgio vai assim disputar a Primeira Liga pela quinta temporada consecutiva, depois de em 2019/20 ter ficado teoricamente em zona de despromoção mas ter sido repescado face à desqualificação do V. Setúbal.

Rio Ave

Playoff de manutenção com o terceiro classificado da Segunda Liga

A equipa de Miguel Cardoso chegou a estar virtualmente despromovida, enquanto perdia com o Nacional e o Farense ainda estava empatado com o Santa Clara, mas conseguiu beneficiar da derrota dos algarvios e dar a volta ao resultado na Madeira, acabando por vencer a equipa de Manuel Machado. Assim, os vilacondenses terminam o Campeonato no 16.º lugar, três pontos acima da zona de despromoção, e terão de disputar o playoff de manutenção com o terceiro classificado da Segunda Liga — que, nesta altura, e com uma jornada ainda por jogar, é o Arouca mas pode ainda ser o Vizela ou a Académica.

Quem desceu

Farense

Em sentido oposto ao Rio Ave, o Farense chegou a ter uma bolha de oxigénio quando os vilacondenses estavam a perder com o Nacional e os algarvios ainda estavam empatados sem golos com o Santa Clara. No fim, os açorianos golearam, o Rio Ave deu a volta ao resultado e o Farense não fugiu à descida, regressando à Segunda Liga apenas um ano depois de ter conseguido a promoção. A equipa de Jorge Costa termina assim no penúltimo lugar da tabela, com mais seis pontos do que o “lanterna vermelha” Nacional.

Nacional

O Nacional não conseguiu fugir à despromoção e confirmou a descida à Segunda Liga ainda na penúltima jornada, ao perder com o Famalicão. Os madeirenses, que começaram a época com Luís Freire e acabaram com Manuel Machado, regressam ao segundo escalão depois de terem conseguido a promoção à Primeira Liga na temporada passada.