Já aqui lhe falámos do ID.4 GTX, o primeiro Volkswagen eléctrico a querer importar para o mundo das baterias a desportividade associada às siglas GTI. Agora, pouquíssimo tempo depois, surge um novo ID que eleva ainda mais a fasquia, tirando partido da versatilidade da plataforma MEB. O ID.X Concept foi revelado pelo próprio CEO da Volkswagen, Ralf Brandstätter, que recorreu ao seu perfil no Linkedin para mostrar até onde pode ir a arquitectura modular que a marca germânica concebeu especificamente para veículos eléctricos e a “criatividade” dos técnicos e engenheiros da Volkswagen, que fizeram este concept quase por diversão, enquanto estavam a desenvolver o ID.4 GTX.

Brandstätter deu-lhes rédea solta no processo – “deixámo-los trabalhar”, diz – e mostra-se bastante agradado com o resultado final. O chassi, o interior e até o sistema de infoentretenimento que conhecemos do ID.3 foram modificados, enquanto se importaram alguns componentes do novo ID.4 GTX, nomeadamente os dois motores eléctricos – um no eixo da frente e outro no eixo de trás, o que é sinónimo de tracção integral. O curioso é que, para este concept, os engenheiros da VW deram-se ao trabalho de puxar pela mecânica, conseguindo uma potência conjunta de 245 kW (333 cv). Mais, portanto, que os 299 cv debitados pelo ID.4 GTX (motor de 102 cv à frente e de 204 cv atrás).

O incremento da potência associado a um emagrecimento de 200 kg face ao ID.3 standard – a marca não revela como poupou peso, apesar de montar a bateria maior (82 kWh de capacidade bruta / 77 kWh de capacidade útil) – permitem ao ID.X ir de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos. A agilidade não é impressionante, pois há eléctricos de última geração que cumprem o sprint em menos tempo, mas a verdade é que bate os 6,2 segundos que o ID.4 GTX  (mais pesado) regista no cronómetro para cumprir a mesma prova. E também bate o próprio Volkswagen Golf GTI na sua versão mais assanhada, o ClubSport de 300 cv, que reclama 5,6 segundos para ultrapassar a barreira dos 100 km/h em arranque parado.

Apesar de os números serem bons, tudo leva a crer que, de momento, o mesmo não aconteceria às contas da marca, caso a Volkswagen decidisse avançar com um modelo de produção em série. Isto porque é o próprio Brandstätter que faz questão de sublinhar que este concept, por enquanto, não passa de uma “experiência”. Por outras palavras, não está previsto que evolua para um modelo de produção em série. Quando muito, ressalva o CEO, este ID.X fornece ideias que podem vir a ser aplicadas noutros projectos futuros. Contudo, a tradicionalmente bem informada Auto Motor und Sport escreve que não faltará muito para que o protótipo agora apresentado surja como um modelo comercial, dada a quantidade de componentes de série a que recorre. Sendo certo que, tal como a sigla GTI faz maravilhas à imagem do Golf, também um X puxaria para cima a reputação do ID.3.

Resta aguardar para perceber se esta “manobra”, mais do que uma forma de demonstrar a versatilidade da MEB, é um teste ao mercado para avaliar as reacções e a apetência de potenciais compradores, antes de a marca decidir avançar com o equivalente ao Golf GTI, mas a bateria.

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