A secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, afirmou esta quinta-feira não ter encontrado tantas queixas como esperava e até escutou elogios aos consulados, segundo revelou no final de uma visita ao Reino Unido.

As pessoas até elogiam os serviços consulares. Esta quarta-feira, um dirigente associativo entregou ao cônsul em Manchester uma espécie de diploma de louvor reconhecendo o esforço e trabalho e empenho do consulado de Manchester e da sua equipa”, disse Berta Nunes à agência Lusa.

No terceiro dia da visita ao Reino Unido, a secretária de Estado deslocou-se a Manchester, no norte de Inglaterra, onde visitou o posto consular e contactou com algumas pessoas da comunidade.

Pode haver algumas situações em que há um problema ou outro, mas não é o geral. O geral é que as pessoas neste momento têm um atendimento adequado à sua situação”, defendeu, em declarações por telefone.

A governante reiterou os planos para reforçar com mais funcionários os consulados de Londres e Manchester e também do Centro de Atendimento Consular, que funciona em Lisboa e centraliza o atendimento por telefone e correio eletrónico.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os problemas estão identificados“, garantiu Berta Nunes, nomeadamente a dimensão da comunidade portuguesa no Reino Unido e o impacto do ‘Brexit’ e da pandemia de Covid-19, e atribuiu a ideia de mal-estar a algumas “pessoas muito vocais”.

A demora no atendimento dos consulados, nomeadamente para a renovação de documentos de identificação, tem sido fonte de queixas de muitas pessoas, pois os agendamentos podem demorar semanas ou meses.

Não encontrei junto da comunidade a ideia de que há uma grande ansiedade, que as pessoas não conseguem ser atendidas. Eu não encontrei isso, não encontrei essas situações”, insistiu.

Numa altura em que o Reino Unido está a aliviar as restrições ligadas à pandemia de Covid-19 e o programa de vacinação avança, os consulados também estão a retomar serviços como presenças consulares em áreas mais remotas do país.

Funcionários do consulado de Manchester encontram-se estes dias na Irlanda do Norte e o consulado de Londres tem prevista uma deslocação à ilha de Jersey, onde a secretária de Estado admite colocar uma pessoa a tempo inteiro.

Sobre a Escócia, a governante considera não ser uma prioridade por entender que a maioria das pessoas já tem a situação em termos de estatuto de residência no Reino Unido regularizada.

“Consideramos, dadas as distâncias, que fará sentido reforçar permanências [consulares] logo que seja possível. Ter um escritório consular, no sentido de termos lá uma representação mais permanente, está a ser ponderado, mas não é uma das situações mais problemáticas”, declarou Berta Nunes.

A secretária de Estado das Comunidades Portuguesas iniciou na terça-feira uma visita de três dias ao Reino Unido, que pretendeu essencialmente avaliar a situação dos emigrantes quanto ao estatuto de residente e contactar a comunidade, uma das mais afetadas pela pandemia de Covid-19.