O rover Zhurong (em português “Deus do Fogo”) que chegou na passada sexta-feira a Marte já divulgou as primeiras fotografias tiradas no planeta vermelho. A Administração Espacial Nacional da China tornou-as públicas esta quinta-feira e mostram o aparelho na zona de Utopia Planitia, a planície que o rover irá explorar durante esta missão.

Nas imagens, é possível ver o rover, que possui câmaras fotográficas incorporadas, pousado no solo avermelhado rochoso e também é possível perceber melhor a mecânica do “Deus do Fogo”, que possui painéis solares e uma antena.

A Administração Espacial Nacional da China também divulgou dois vídeos pequenos, onde é possível ver o orbitador e a cápsula do rover a separar-se.

O objetivo deste projeto é recolher amostras do solo marciano para estudar a geologia do planeta, avaliar a presença de água e estudar a atmosfera de Marte. A missão partiu da Terra a 23 em julho do ano passado, a bordo de um foguetão Long March 5, e chegou à orbita de Marte a 10 de fevereiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

China torna-se o terceiro país do mundo a aterrar em Marte com sucesso

Com este feito, a China tornou-se no terceiro país a aterrar em Marte, a seguir aos Estados Unidos e à Rússia. E foi mesmo o primeiro a enviar uma sonda, um lander e num rover para Marte na viagem inaugural ao planeta.