O governo da República Democrática do Congo ordenou a evacuação da localidade de Goma na sequência da erupção do Monte Nyiragongo, um vulcão em atividade junto à fronteira com o Ruanda, avançou a AFP. Inicialmente considerou-se que não havia perigo para os habitantes, mas o fenómeno já fez pelo menos 15 mortes, de acordo com a BBC News.

Das vítimas mortais, nove ocorreram na sequência de um acidente de trânsito no momento em que as pessoas fugiam e quatro morreram numa prisão enquanto tentavam escapar da instituição. As outras duas pessoas foram queimadas vivas. Estima-se que haja cerca de 170 crianças desaparecidas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A lava chegou a 1,5 quilómetros do aeroporto local, destruiu casas e milhares de pessoas carregaram consigo colchões e outros pertences, segundo Kasereka Mahinda, diretora científica do Observatório de Goma, citada pelo The Guardian.

O Monte Nyiragongo, um dos vulcões mais ativos do mundo, entrou em erupção este sábado, gerando o pânico entre a população de Goma, que fica a cerca de dez quilómetros de distância. De acordo com a Reuters, alguns dos habitantes fugiram da localidade em direção à fronteira com o Ruanda, apesar de por essa altura não se considerar que existisse perigo para os habitantes. Foi isso mesmo que disse um vulcanólogo de Goma ouvido por essa agência de notícias. Segundo explicou David Tedesco, a lava parecia estar a avançar em direção à fronteira.

Uma fonte das Nações Unidas adiantou à Reuters que um helicóptero de reconhecimento tinha sobrevoado a região e que parecia de facto que a lava estava a escorrer noutra direção. Assim foi: a lava interrompeu o caminho que ligava Goma à cidade de Beni, cortando uma rota que fornecia ajuda.

As autoridades terão, entretanto, concluído que existe perigo para os habitantes e ordenado a evacuação da cidade onde vivem dois milhões de pessoas. Quando o Monte Nyiragongo entrou em erupção em 2002, deixou 120 mil pessoas desalojadas em Goma e provocou a morte de 250.

Segundo a Reuters, cortes no orçamento do Observatório do Vulcão de Goma têm tornado difícil a monitorização regular do Nyiragongo. Um boletim de 10 de maio deu conta de um aumento da atividade vulcânica na região.

Artigo atualizado às 11h50