A Associação Sindical dos Funcionários da ASAE denunciou esta segunda-feira a falta de reagentes no laboratório da Autoridade de Segurança Alimentar, alegando que as investigações estão comprometidas, dando como exemplo o caso da intoxicação alimentar em escolas em Beja.

Em comunicado, a Associação Sindical dos Funcionários (ASF/ASAE) diz que tem alertado a direção da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica e o Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor “para a perigosidade da falta de orçamento”, acrescentando que foi montada uma “campanha de marketing sobre o bom funcionamento da ASAE que em nada corresponde à realidade”.

Atualmente, acrescenta o comunicado da estrutura sindical, “existem processos-crime relacionados com a Segurança Alimentar, delegados na ASAE por determinação do Ministério Público, parados há mais de meio ano pelo facto do laboratório não ter capacidade para a realização de exames/perícias necessárias para o apuramento dos factos”.

No caso da intoxicação alimentar de 70 crianças em Beja, ocorrida na sexta-feira, a associação refere que foi impossível fazer análises aos géneros alimentícios no Laboratório de Segurança Alimentar, “por falta de reagentes e outros consumíveis, tendo sido necessário recorrer a outra entidade”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na ocasião, a ASAE indicou que além de 240 ovos com validade expirada, foram apreendidos 40 quilos de produtos alimentares, por suspeita de não estarem em boas condições para consumo e recolhidas oito amostras dos alimentos que eram confecionados no centro cultural, que constavam na ementa semanal, para serem analisados pelo laboratório de segurança alimentar.

ASAE instaura processo-crime e apreende alimentos fora de prazo em Beja, depois de intoxicação de 70 crianças

No ano passado foi feito um investimento de um milhão de euros, provenientes de fundos comunitários, para a modernização do laboratório, mas este equipamento “continua a definhar em cada dia que passa, não usufruindo das suas capacidades nem tão pouco para tirar dividendos através das receitas que poderiam advir do mesmo”, frisa a associação.