O pior cenário começou a desenhar-se no final da semana passada, quando a namorada de Christian Taylor revelou que o atleta tinha sofrido uma lesão. Esta terça-feira, acabou por ser o próprio norte-americano a dar a má notícia: o bicampeão olímpico do triplo salto rompeu o tendão de Aquiles e não vai marcar presença nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

“Esforço-me para liderar, inspirar, motivar, encorajar, desafiar e entreter. Todos vocês me mostraram que a minha carreira tem sido mais do que simplesmente saltar para uma caixa de areia e é por isso que seco os meus olhos e continuo em frente. O meu sonho olímpico perdeu-se mas o meu propósito prevalece. Obrigado por isso”, escreveu Taylor no Twitter, confirmando que não será em Tóquio que vai lutar pela terceira medalha de ouro olímpica depois de ter vencido as finais do triplo salto em Londres 2012 e Rio 2016.

O atleta de 30 anos, natural do Estado da Geórgia e também quatro vezes campeão mundial, lesionou-se gravemente durante o meeting Golden Spike, em Ostrava, na República Checa, que decorreu na passada quarta-feira. Nos Jogos de Tóquio, Christian Taylor seria um dos principais adversários de Nélson Évora e Pedro Pablo Pichardo, a dupla portuguesa que vai competir no triplo salto.

Nos Mundiais de Pequim, em 2015 e quando Pichardo ainda competia por Cuba, os três atletas partilharam o pódio: Taylor foi campeão mundial, Pichardo levou a medalha de prata e Évora ficou com o bronze. Dois anos mais tarde, nos Mundiais de Londres, o norte-americano voltou a conquistar o ouro e Évora voltou a ficar com o bronze, sendo que desta feita foi o também norte-americano Will Claye a sagrar-se vice-campeão mundial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR