A testagem em massa para detetar casos de Covid-19 vai ser antecipada em uma semana nas escolas do 3.º ciclo e também no ensino secundário. De acordo com o Diário de Notícias, que cita fonte do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA).

Depois dos alunos do 7.º ao 12.º, a testagem em massa deverá prosseguir com os alunos do ensino superior, onde, noticia o Público esta terça-feira, existe uma “resistência” cada vez maior à realização de testes, o que já leva alguns a defenderem a necessidade de uma regulamentação para que seja obrigatório a realização de testes locais considerados de maior risco.

A maior preocupação com o aumento de casos de SARS-CoV-2 é em Lisboa e Vale do Tejo, onde o R(t) está acima de 1. Nesse sentido, o secretário de Estado adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou um reforço dos testes à Covid-19 na região, e a antecipação em uma semana da testagem nas escolas do 3.º ciclo e do ensino secundário, que segundo o DN deverá começar já na quinta-feira, vem no seguimento dessa medida.

Além disso, os níveis de testagem deverão também ser reforçados nas residências universátiras e nos locais de maior concentração do grupo etário com taxas de incidência mais elevadas, isto é, os mais jovens. Locais de diversão noturno e hostels são alguns dos focos em atenção.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Governo recomenda testes regulares à Covid-19 no ensino superior

Quanto ao ensino superior, a preocupação tem vindo a aumentar com a resistência à realização de testes. O vice-reitor da Universidade de Lisboa, João Barreiros, revelou ao Público que a adesão dos estudantes convocados para testagem passou de dois terços para um terço. Já no Instituto Politécnico de Setúbal, os números revelados pelo presidente Pedro Dominguinhos são ainda mais preocupantes: a adesão, que chegou a rondar os 70%, situa-se agora nos 15%.

Devido a estes números, embora não tenham sido detetados surtos, João Barreiros defende a criação de regulamentação que torne a realização de testes obrigatória, numa altura em que existe cada vez mais aglomeração de jovens em locais de diversão noturna.