O poder da ilusão ótica: uma criança é (aparentemente) engolida pela calçada. Um jogo de cor, de imagem e também de palavras que levaram as pessoas a ficarem curiosas com uma foto publicada por uma mãe na rede social Reddit, mas com uma particularidade: não se vê metade do corpo.

A mãe da criança, na descrição e numa tentativa de desafiar os seguidores, questiona: “A minha filha, onde está o resto dela? Ohh, eu consigo ver, tu consegues?”. A menina, com uma t-shirt rosa, encontra-se a olhar para o telemóvel, numa zona verde ao ar livre.

A ilusão foca-se em três aspetos: altitude e cor e padrão. A foto não mostra um caminho preenchido por pedras da calçada, com arbustos de um lado e relva do outro — naquilo que parece um espaço plano. Se repararmos melhor, o local onde a criança está não se encontra na mesma altura do que a relva da parte de baixo da foto. A menina está numa zona mais baixa, o que faz com que metade do seu corpo não apareça. O fenómeno torna-se enganador para o olho humano pela cor e pelo padrão dos dois espaços, que são idênticos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O jogo visual foi parar ao Twitter, onde os utilizadores acabaram por desvendar o puzzle e mostrando como as edições de cor, ou simplesmente um desenho, conseguem alterar a perceção da nossa mente: