Dez pessoas foram detidas pela suspeita de crimes de associação criminosa, burla qualificada, falsificação de documentos e detenção de arma proibida, no âmbito da operação “Gama Alta” desencadeada pela Polícia Judicária (PJ) de Vila Real, foi esta quarta-feira anunciado.

A operação policial decorreu na terça-feira em várias localidades do país, incluiu a realização de 24 buscas domiciliárias e não domiciliárias e culminou na detenção de nove homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 20 e os 71 anos.

Segundo explicou a PJ, em comunicado, a investigação em curso “tem por objeto a aquisição e pagamento fraudulento e fictício, por parte dos arguidos, de diversos veículos automóveis de gama alta (Porsche, Ferrari, Mercedes, Audi, Nissan, entre outras marcas) avaliados em algumas centenas de milhares de euros, cujas vendas eram publicitadas em sites da Internet pelos respetivos proprietários”.

No âmbito da investigação, aquela polícia apurou que os “arguidos, após se apossarem dos veículos, efetuaram sempre os respetivos pagamentos por meio de transferências bancárias simuladas ou fictícias, cuja verificação, em tempo útil, não era viável pelos proprietários junto das respetivas instituições bancárias, o que permitia àqueles efetuar a alteração do registo de propriedade dos veículos de forma célere, para depois os descaminharem para fora do território português, através de intermediários ligados ao ramo automóvel”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A quase totalidade dos veículos foi colocada no mercado espanhol, onde os suspeitos possuem ligações familiares, ou intermediários no negócio“, salientou a PJ.

De acordo com a Polícia Judiciária, “todos os veículos foram recuperados e apreendidos pelas autoridades espanholas e portuguesas e, subsequentemente, entregues aos seus legítimos proprietários”.

Os detidos são suspeitos da autoria dos crimes de associação criminosa, burla qualificada, falsificação de documentos e detenção de arma proibida, e vão ser presentes às autoridades judiciárias competentes para interrogatório judicial e aplicação de eventuais medidas de coação.

Para a concretização da operação “Gama Alta”, o Departamento de Investigação Criminal de Vila Real contou com a colaboração das Diretorias do Norte e Centro e da Unidade Local de Évora. O inquérito foi dirigido pelo Ministério Público — Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lamego.

A PJ contou ainda com a colaboração da Guarda Nacional Republicana, através dos Comandos Territoriais do Porto, Coimbra e Setúbal, bem como da Polícia de Segurança Pública, através dos Comandos do Porto e de Setúbal.