A Polícia Judiciária (PJ) dos Açores deteve cinco homens por fortes indícios de fraudes com recurso à aplicação bancária MBWay, anunciou esta sexta-feira a polícia.

Em comunicado enviado esta sexta-feiraàs redações, a Direção Nacional da PJ adianta que os cinco homens, com idades compreendidas entre os 21 e os 36 anos, foram detidos “por fortes indícios da prática dos crimes de burla informática agravada, falsidade informática e acesso ilegítimo”.

Os suspeitos, segundo explica a PJ, “atuavam mediante perfis falsos criados nas redes sociais e através das plataformas de compra e venda existentes na internet, onde instruíam ardilosamente as vítimas a procederem a um conjunto de ações na aplicação MBWay, que lhes permitiam obter o controlo das respetivas contas bancárias”.

A PJ adianta que “até ao momento foram identificadas mais de três dezenas de vítimas, distribuídas pelo território nacional”, e que “foram lesadas num montante global superior a 65.000 euros“.

No mesmo comunicado, a PJ alerta os cidadãos para nunca fornecerem “o código de ativação ou pin de acesso, nem qualquer outro dado da sua aplicação MBWay”. “Não siga instruções de estranhos para adesão, instalação ou utilização da referida aplicação“, lê-se ainda no comunicado.

Em caso de ser utilizador da aplicação MBWay, “saiba que a única informação que deve fornecer para receber uma transferência/pagamento é o (seu) número de telemóvel, onde a aplicação está instalada”, sublinha ainda a PJ.

As detenções foram realizadas pela PJ através do Departamento de Investigação Criminal dos Açores, no âmbito de um inquérito tutelado pelo Ministério Público do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) da Comarca dos Açores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR