Um golo a abrir o jogo, um golo em cima do intervalo, uma vitória que valeu bem mais do que isso: o Estrela da Amadora bateu este domingo a U. Leiria por 2-0 com bis de Paollo Madeira e assegurou o primeiro lugar da Zona Sul de promoção à Segunda Liga, carimbando assim o regresso aos escalões profissionais com os mesmos 11 pontos do Torreense (que ganhou ao V. Setúbal) mas em vantagem no confronto com a equipa de Torres Vedras.

Depois de ter terminado a Série G do Campeonato de Portugal no primeiro lugar com 53 pontos (16 vitórias, cinco empates e uma derrota), mais quatro do que o Sporting B, o Estrela da Amadora qualificou-se para a luta pela subida da Zona Sul, onde começou com um empate em Setúbal, venceu depois Torrense (fora) e U. Leiria (casa), perdeu com o V. Setúbal (casa), empatou sem golos com o Torreense (casa) e ganhou agora em Leiria. O conjunto da Reboleira vai agora discutir o título com o Trofense, que garantiu a subida na Zona Norte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De recordar que, apesar de ter garantido a permanência na Primeira Liga em 2008/09, o Estrela desceu ao terceiro escalão pelos graves problemas financeiros, foi declarado insolvente em 2010, houve uma refundação por parte de alguns sócios em 2011 com o nome de Clube Desportivo Estrela que alinhava nos Distritais da Associação de Futebol de Lisboa e ascendeu ao Campeonato de Portugal em 2020, quando foi aprovada pelos associados uma fusão com o Club Sintra Football. O clube com nome renovado (Club Football Estrela da Amadora SAD) passou então para o terceiro escalão, tendo como presidente da sociedade André Geraldes.

“A Liga Portugal saúda o CF Estrela da Amadora, SAD, que se junta ao CD Trofense na Liga Portugal SABSEG, e dá as boas-vindas ao Futebol Profissional. A equipa da Amadora venceu o UD Leiria, por 2-0, resultado que permitiu aos tricolores terminar em primeiro lugar na Fase de acesso – Zona Sul e garantir a presença na próxima edição da Liga Portugal SABSEG”, escreveu a Liga, num texto partilhado pelo presidente, Pedro Proença.

A equipa amadorense teve também uma grande campanha na Taça de Portugal, onde chegou aos oitavos de final após derrotar São Roque (fora, 3-0), Lusitano de Vildemoinhos (casa, 2-0), Farense (casa, 2-0) e Anadia (fora, 1-0). Seguiu-se o Benfica, que venceu o Estrela por 4-0 no regresso do técnico Jorge Jesus à Reboleira.