Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

É oficial: Carlo Ancelotti é o novo treinador do Real Madrid, substituindo Zidane no comando técnico dos merengues. O técnico italiano regressa assim ao clube que já comandou durante duas temporadas, entre 2013 e 2015.

Nas duas épocas em que treinou o Real, 2013/2014 e 2014/2015, Carlo Ancelotti não conseguiu conquistar o título de campeão espanhol — ficou em terceiro lugar no primeiro ano e em segundo lugar no seguinte — mas deu ao Real Madrid a sua décima Liga dos Campeões, vencendo ainda um Mundial de Clubes, uma Supertaça Europeia e uma Taça de Espanha.

Agora, o técnico regressa com um contrato de três temporadas, como informa o Real Madrid em comunicado oficial, e com o desejo de somar aos títulos de campeão inglês, alemão, francês e italiano o troféu de campeão espanhol e uma nova conquista da Liga dos Campeões.

Esta quarta-feira, Ancelotti falará aos meios de comunicação em conferência de imprensa (às 18h locais, 17h de Portugal continental).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Antes da primeira passagem pelo Real Madrid, Carlo Ancelotti teve uma longa carreira como treinador em Itália, onde esteve mais de uma década — orientou por exemplo a Juventus e, durante oito temporadas, o AC Milan —, e comandou o Chelsea e o PSG.

Depois de sair do Real Madrid, o técnico italiano treinou o Bayern de Munique, o Nápoles e mais recentemente o Everton, que treinou nesta última temporada. O clube inglês terminou a Premier League no 10º lugar.

Carlo Ancelotti é um dos treinadores mais titulados ainda em atividade: conquistou três Ligas dos Campeões (uma ao serviço do Real Madrid e duas ao serviço do AC Milan), três Supertaças Europeias, um título de campeão inglês, um título de campeão alemão, um título de campeão italiano e um título de campeão francês, entre vários outros troféus.

Na sua carreira como jogador, Ancelotti conquistou — ao serviço da AS Roma e AC Milan — três campeonatos de Itália, duas Ligas dos Campeões e uma Supertaça Europeia, entre outros troféus.