A estreia está marcada para o dia 11 de junho no Tribeca Film Festival e só será oficialmente lançado em todo o mundo quase um mês depois a 16 de julho. Para já, há uma amostra daquilo que será o documentário sobre a vida do chef, escritor e apresentador de televisão Anthony Bourdain que suicidou em junho de 2018.

É que a Focus Features lançou esta quinta-feira o primeiro trailer com quase três minutos de “Roadrunner”. Dirigido pelo produtor vencedor de um Óscar Morgan Neville, o documentário segue a carreira de Bourdain desde a altura em que publicou pela primeira vez seu livro de memórias sobre restaurantes, “Kitchen Confidential”, em 2000, até à estreia do seu primeiro programa de viagens “A Cook’s Tour”, escreve a revista Rolling Stone. O objetivo, explicou Morgan Neville num comunicado, foi mostrar “com a sua própria voz” e a forma como ele “teve um impacto que ele, de forma indelével, deixou no mundo ao seu redor”.

Ainda segundo a Rolling Stone, o documentário combina cenas dos programas de Bourdain com filmagens dos bastidores, vídeos feitos por ele e entrevistas com alguns amigos mais próximos, colegas e membros da sua equipa de produção, incluindo os donos de restaurantes David Chang e Eric Ripert, o produtor de longa data Tom Vitale e Alison Mosshart of the Kills.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

chef foi encontrado morto num quarto de hotel em junho de 2018 por Eric Ripert, chef francês e amigo próximo de Anthony Bourdain, depois de ter cometido suicídio.

Morreu Anthony Bourdain, o chef rock’n roll que admitia não ser “lá grande cozinheiro”

Anthony Bourdain era conhecido sobretudo pelos seus programas de televisão — começou com “A Cook’s Tour”, passou pelo sucesso “Anthony Bourdain: No Reservations” e acabou no “Parts Unknown”, para o qual tinha começado a gravar recentemente a 11ª temporada. Estaria a preparar um episódio para o programa “Parts Unknown” em Estrasburgo, cidade francesa naquela região, quando morreu.

A sua estreia na escrita foi na revista New Yorker, onde escreveu o texto “Don’t Eat Before Reading This” (“Não Coma Antes de Ler Isto”, em português), em abril de 1999. Mas o seu primeiro grande sucesso editorial foi “Cozinha Confidencial” (Livros D’Hoje, 2011), publicado na versão original, em inglês, em 2000. Naquelas páginas, partilhou histórias acumuladas ao longo de décadas a trabalhar na restauração em Nova Iorque, onde as drogas e o sexo eram ingredientes comuns.

Ao todo, Anthony Bourdain passou por Portugal quatro vezes para os seus programas. A primeira foi no Porto, em 2002, para o programa “Cook’s Tour”. A segunda foi no arquipélago dos Açores, em 2009, para o programa “Anthony Bourdain: No Reservations”. Depois, em 2011, esteve em Lisboa, para o mesmo programa. Mais recentemente, em 2017, regressou ao Porto, já para o programa “Parts Unknown”.

Veja os programas de Anthony Bourdain em Portugal