O novo Model S Plaid da Tesla só vai começar a ser entregue a 10 de Junho, após alguns atrasos, mas não irá sozinho. O objectivo da marca norte-americana foi lançá-lo no mercado já com a reputação de ser o automóvel produzido em série mais rápido do mundo, anunciando 0-100 km/h em 2,1 segundos e o ¼ de milha (402 m) em apenas 9,23 segundos, a uma velocidade de 250 km/h. Como termo de comparação, o Porsche Taycan Turbo S não anuncia melhor que 10,5 segundos, o que é uma desvantagem esmagadora em acelerações deste calibre.

O novo Model S Plaid – que não será o mais rápido da gama, uma vez que esse estatuto pertencerá ao Plaid+, que surgirá posteriormente – anuncia 1020 cv, que o empurram até aos 100 km/h em 2,1 segundos e, depois, até aos 322 km/h. A Tesla necessitava de alguém conhecido e respeitado para confirmar, ou não, os valores anunciados, especialmente aquele que os americanos mais apreciam, o arranque no ¼ de milha, cerca de 402 metros.

Neste tipo de arranque, baixar dos 11 segundos significa estarmos perante um avião, mas ficar abaixo dos 10 segundos é algo quase estratosférico e a como a Tesla se prepara para anunciar 9,23 segundos, não só passa a ser o carro de série mais rápido do momento, como deixa longe o seu rival eléctrico da Porsche.

Coube a Jay Leno testar o Model S Plaid e resta-nos aguardar que o vídeo seja inserido no próximo episódio do Jay Leno’s Garage, o programa que a estrela da TV e coleccionador de “máquinas” tem na MSNBC. Mas Leno não resistiu à espera e, até para atrair espectadores para o seu programa, levantou uma ponta do véu no podcast de dia 2 de Junho no Spike’s Car Radio. Foi aí (como pode ouvir a partir do minuto 13.55) que Jay Leno revelou que ele próprio, amante de supercarros mas longe de ser um piloto profissional (ou mesmo amador), levou um dos novos Model S Plaid à pista de Bakersfield Drag Strip para, na presença de representantes da National Hot Rod Association, registar 9,247 segundos no ¼ de milha, fasquia que superou à velocidade de 244,76 km/h.

São esperados novos candidatos a tentar bater em breve os 9,23 segundos que o Model S Plaid vai anunciar oficialmente, ligeiramente abaixo do tempo registado por Leno, a começar pelo Model S Plaid+, a que se deverá seguir o Rimac Nevera e, em 2022, o Tesla Roadster e o Lucid Air. Mas nenhum deles é proposto por 120 mil euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR