Um tripulante de um navio mercante, que se encontrava a 630 quilómetros da ilha das Flores, nos Açores, foi resgatado este sábado, por motivos de saúde, numa operação que envolveu Marinha, Força Aérea, CODU e Proteção Civil regional.

“O tripulante, indivíduo masculino de 39 anos, natural do Sri Lanka, apresentava fortes dores no peito e na região esquerda do tórax, necessitando de cuidados médicos imediatos”, adiantou a Marinha, em comunicado de imprensa.

O navio mercante “Singapore Energy”, com bandeira das ilhas Marshall, encontrava-se a navegar “a cerca de 340 milhas náuticas (630 quilómetros) a sudoeste da ilha das Flores”. O resgate “foi efetuado com o apoio de uma embarcação local”, que transportou o tripulante para o Porto das Lajes das Flores, onde desembarcou este sábado às 14h05 locais (15h05 em Lisboa).

“No local estava uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores para proceder ao transporte do paciente para o Centro de Saúde de Santa Cruz das Flores, a fim de ser observado por uma equipa médica”, revelou a Marinha.

A operação, que se iniciou às 12h13 locais de sexta-feira, foi coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes (RCC Lajes) da Força Aérea, o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU-MAR) e o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR