Os custos de construção de habitação nova deverão ter aumentado 5,9% em abril em termos homólogos, mais 1,3 pontos percentuais face ao observado no mês anterior, informou esta segunda-feira o INE.

Segundo o Índice de Custos de Construção de Habitação Nova, medido pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o preço dos materiais e o custo da mão de obra apresentaram, respetivamente, variações de 3,7% e de 9% face ao período homólogo e 2,6% e 7,4% no mês anterior.

“Esta aceleração reflete em parte o efeito de base associado à redução de custos verificada em abril de 2020”, sinaliza o INE. O custo da mão de obra contribuiu com 3,7 pontos percentuais para a formação da taxa de variação homóloga do índice e a componente dos materiais contribuiu com 2,2 pontos percentuais.

A taxa de variação mensal foi de 0,3% em abril, com o custo dos materiais a aumentar 0,8% e o custo da mão de obra a diminuir 0,4%. As componentes mão de obra e materiais contribuíram com 0,5 e -0,2 pontos percentuais, respetivamente, para a formação da taxa de variação mensal do índice. O Índice de Custos de Construção de Habitação Nova é uma estatística derivada que tem como objetivo medir o custo de construção de edifícios residenciais em Portugal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR