O primeiro-ministro esloveno, o populista de direta Janez Jansa, acusou esta segunda-feira a comissária para os Direitos Humanos do Conselho da Europa, Dunja Mijatovic, de mentir nas suas críticas sobre a liberdade de imprensa na Eslovénia.

“Infelizmente, Dunja Mijatovic faz parte da rede de notícias falsas. Bem paga com o nosso dinheiro”, escreveu Jansa no Twitter, destacaram esta segunda-feira os meios de comunicação de Liubliana.

Em comunicado lançado na sexta-feira, Mijatovic criticou o governo de Jansa, que em julho assume a presidência rotativa da União Europeia, pela deterioração da liberdade de imprensa no país, de dois milhões de habitantes. Mijatovic lamentou especialmente as medidas tomadas pelo governo de Jansa contra a independência da radiotelevisão pública RTVSlo e da agência de notícias STA, à qual cortou o financiamento e está à beira da falência.

Jansa, um admirador do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, e do ex-Presidente norte-americano Donald Trump, usa o Twitter para criticar e insultar jornalistas, políticos e juízes com quem discorda. Nas suas mensagens, classificou duas jornalistas da televisão pública como “prostitutas” e descreveu a organização internacional Repórteres Sem Fronteiras como “Mentirosos Sem Fronteiras”, entre vários outros exemplos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR