O incêndio rural que deflagrou durante a tarde desta terça-feira na Sertã, distrito de Castelo Branco, foi dominado pelas 20h50, disse à agência Lusa o comandante do Bombeiros Voluntários de Cernache do Bonjardim, Paulo Mariano.

Contactado pela Lusa, Paulo Mariano referiu que “o incêndio está dominado” e que agora estão “a iniciar-se as operações de consolidação e rescaldo”. As duas frentes que estavam a ser combatidas estão dominadas, confirmou o comandante daquela corporação.

Durante o combate nunca houve povoações em perigo ou habitações em risco, acrescentou Paulo Mariano. Esta informação foi corroborada pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco.

Pelas 20h25, a presidente da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, Filomena Bernardo, já tinha confirmado o domínio de uma das frentes. Filomena Bernardo acrescentou que “os reforços aéreos aliviaram bastante” o combate às chamas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Às 21h21 ainda estavam no terreno 170 operacionais, apoiados por 52 veículos, de acordo com a informação disponível na página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco disse que, às 20h30, o incêndio continuava a ser combatido por 169 operacionais, apoiados por 49 veículos e três meios aéreos, e que estava “a ceder aos meios”.

Mais de 170 bombeiros combateram este incêndio no concelho da Sertã numa zona de povoamento florestal. Durante a tarde, os bombeiros chegaram a ser apoiados por oito meios aéreos.

A informação surgiu avançada no site da Proteção Civil, que indica que o alerta foi dado às 15h45 e que o incêndio incidiu sobre as freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais.

Notícia atualizada às 21h59 com informação de que o incêndio foi dominado.