Um bom dérbi no jogo 1, um dos melhores dérbis dos últimos tempos no jogo 2. Uma vitória por dois golos de diferença do Sporting nos 40 minutos regulamentares, uma vitória por dois golos de diferença do Benfica nos 50 minutos do prolongamento. Ah, e tudo isto após duas igualdades na fase regular da Liga, apenas desempatadas pela final da Taça da Liga que caiu para os leões com goleada (6-2). Qualquer cenário de antevisão sobre o jogo 3 da eliminatória decisiva do Campeonato de futsal tinha um carácter grande de imprevisibilidade tendo em conta não só a qualidade das equipas mas também os momentos criados pelos primeiros dérbis. E foi também essa a melhor definição do que se passou no Pavilhão João Rocha, na noite desta quinta-feira.

O encontro teve fases diferentes, com o Benfica por cima em vários períodos, o Sporting a saber jogar com os momentos de jogos e um golo (neste caso, um autogolo involuntário de Roncaglio, que levou com a bola nas costas após um remate de Erick ao poste) a fazer a diferença que promete dar que falar pela dúvida se a bola ultrapassou ou não na totalidade a linha. No final, contou. E os leões garantiram a segunda vitória nesta fase decisiva do playoff, podendo garantir agora o título no domingo, no jogo 4, que se vai realizar na Luz (2-1).

Os encarnados entraram melhor no encontro e colocaram Guitta como a grande figura dos minutos iniciais, com um par de intervenções complicadas que foram conservado o nulo até ser o Sporting a inaugurar o marcador na sequência de um lance de estratégia, com Tomás Paçó a aparecer na linha de fundo a assistir Cavinato para o 1-0 (6′). Os encarnados voltavam a entrar a perder mas, já depois de mais uma grande oportunidade de Tiago Brito, Silvestre chegou mesmo ao empate, encostando à boca da baliza um grande passe de Robinho (9′). As chances junto às duas balizas foram continuando, de novo com o Benfica a andar por cima mas o Sporting a ter a mais flagrante num lance com Taynan e Neves, e o intervalo chegaria com um empate (1-1).

No segundo tempo, as duas equipas foram dividindo o jogo, o Benfica conseguiu mais remates à baliza leonina ao passo que o Sporting foi mais perigoso sempre que conseguia partir o jogo e sair em transições, ainda que nenhuma das equipas tenha desfeito a igualdade até ao caso que marcou o dérbi, com um remate de Erick a bater no poste, a ir às costas de Roncaglio, a encaminhar-se para a baliza e a ser considerado golo com o guarda-redes brasileiro a protestar muito explicando que a bola não passara na totalidade a linha (32′). A partir daí, os encarnados arriscaram o 5×4 com Tiago Brito como guarda-redes avançado, estiveram longe da qualidade em superioridade que fez a diferença no prolongamento do jogo 2 e não impediram a vitória verde e branca.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Foi um jogo equilibrado, como têm sido todos. Jogos duros, entre equipas com forças semelhantes e que se decidem em pequenos detalhes, pormenores, com situações de 1×1 em que há uma melhor abordagem. Estamos a uma vitória de ser campeões e o Benfica a duas. Demos um passo importante, passámos para a frente, mas quem quer ser campeão tem de ganhar três jogos, dois não chegam. Agora há espaço para recuperar mas não para relaxar, para acertar um ou outro pormenor. Não foi tudo bom. Depois de perdermos na Luz não estava tudo mal e hoje não está tudo bem. Há sempre ajustes a fazer”, salientou Nuno Dias.

“Queria fazer uma questão: vocês que têm as imagens, as repetições, gostaria de saber se a bola entrou na sua totalidade… Esperando que o lance tenha sido legal, e além desse lance, fizemos um jogo extremamente forte e capaz, perante um grande adversário. O Benfica esteve melhor, a criar mais e melhor, a finalizar na baliza, que é isso que traz eficácia. O Sporting numa jogada de estratégia supera-nos, não nos surpreende, mas continuámos bem, por cima. Na segunda parte, todas as ações de ataque do Sporting fizeram-se com um passe ao guarda-redes e isso diz bem da dificuldade. Acaba por dar mérito ao trabalho dos meus jogadores. Sabe a muito pouco, por aquilo que fizemos durante 40 minutos. Fizemos muita, muita coisa bem feita”, referiu Joel Rocha.

“O Benfica, enaltecendo a grande qualidade do jogo de futsal que opôs, esta noite, a nossa equipa ao Sporting, lamenta que o jogo tenha sido decidido por um golo em que a bola, manifestamente, não entra toda na baliza, como ditam as regras. O Benfica foi mais uma vez prejudicado e exige respeito quer por parte da Federação Portuguesa de Futebol quer por parte da arbitragem. A entrega de faixas de campeão não pode ficar refém de estados de alma de quem dirige a modalidade e tem por missão defender a verdade desportiva. O Benfica quer ainda realçar o carácter dos seus atletas que, mesmo perante as adversidades, foram enormes na defesa do seu emblema”, lamentou o clube encarnado em comunicado após a partida.