A Comissão Europeia irá aprovar os planos de recuperação e resiliência (PRR) de Portugal e Espanha na próxima quarta-feira, dia 16 de junho, avançou esta sexta-feira a agência Bloomberg. E a página de Twitter oficial de Bruxelas confirma que a presidente Ursula Von der Leyen vai visitar os dois países nesse mesmo dia, presumivelmente as capitais.

Sem o confirmar diretamente, a informação colocada pela Comissão Europeia indica que a visita de Von der Leyen à Península Ibérica está “relacionada com o NextGenerationEU e a avaliação dos planos de recuperação e resiliência preparados a nível nacional”.

Von der Leyen já tinha indicado que nesta próxima semana Bruxelas iria começar a aprovar os primeiros planos nacionais e que o dinheiro deveria começar a chegar aos países nas próximas semanas. “Após menos de um ano, chegámos lá: a nossa recuperação verde e digital está prestes a começar“, afirmou a responsável.

Portugal, que foi o primeiro país a entregar esses planos, deverá assim ser dos primeiros a ter a aprovação formal do plano. Depois de Portugal e Espanha, a semana da presidnete da Comissão Europeia inclui, ainda, visitas à Grécia, à Dinamarca e ao Luxemburgo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR