Manolo do Bombo é uma figura incontornável em torno da seleção espanhola de futebol. No ano passado, no pico da gravidade da pandemia, o mítico adepto disse mesmo que talvez o bombo e demais instrumentos musicais tivessem de ser vendidos. “Tenho de vender o bombo para poder comer”, afirmou então. Mas isso, foi o ano passado e, agora, Manolo já anda por Sevilha, onde a seleção espanhola (frente à Suécia) vai estrear-se no Euro 2020. Com o bombo, claro.

Manolo diz que vai ter de vender o bombo. A crise da Covid-19 não poupou o adepto mais famoso da seleção espanhola

Muitos consideram-no “o” adepto da Roja e são já milhares os quilómetros que o seu corpo percorreu por todo o mundo, entre maus momentos e títulos mundiais e europeus.

Esteve em dez Mundiais de futebol, sempre inseparável do seu bombo. A pandemia afetou tudo e todos e o proprietário de um bar a poucos metros do estádio do Valência, o Mestalla, disse que se ia reformar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Manolo já apoiou a Espanha em fases finais de dez Campeonatos do Mundo

“Estou no vermelho, já não abro mais o bar. Em junho ponho fim ao contrato de arrendamento porque só iria piorar. Estou a fazer 400 euros e uns trocos, que é o que pago pela hipoteca, mais os custos do apartamento. Com a reforma passo a ganhar 800. Não sei o que vamos fazer, mas tenho de comer e não sei se não vou leiloar o bombo”, afirmou na altura.

Independentemente de todos os males que o atingiram devido à pandemia, Manolo, já com mais de 70 anos, apareceu em Sevilha a meio desta semana equipado a rigor e rodeado de uma pequena “banda” composta por algumas crianças, animando os espaços sevilhanos, numa cidade tradicionalmente aficionada à “fúria” da equipa dos nossos vizinhos ibéricos.

Manolo teve um regresso em grande depois da pandemia, contando com uma “mini orquestra” de crianças

E não havendo forma de passar ao lado desta figura, a empresa de comida ao domicílio Deliveroo associou-se a Manolo e este vai escolher os melhores dez adeptos da selecção espanhola através de um concurso no Instagram, como conta a Marca.

Especialista no tema, Manolo do Bombo conta os “segredos” para se ser um bom adepto: “Ser educado, respeitoso e não deixar de apoiar e animar em momento algum, para que a equipa sinta o apoio em cada minuto”.