Um sonho com quase 60 anos vai ser realizado. Na década de 1960, Christo Vladimirov Javacheff e Jeanne-Claude tiveram a ideia de cobrir o Arco do Triunfo, em França, com tecido azul e prateado e corda vermelha. Apesar de todos os pormenores terem sido pensados e desenhados, o projeto nunca saiu do papel porque o casal de artistas achou que nunca iria obter a permissão necessária para o materializar. Mas passados 59 anos, a ideia vai ganhar vida: o monumento francês será revestido por 25 mil metros quadrados de tecido reciclável de polipropileno, fixado com três mil metros de corda vermelha, também reciclável. As obras vão começar no próximo mês e L’Arc de Triomphe, Wrapped — assim se chama o projeto — ficará exposto por 16 dias.

As equipas irão trabalhar durante 12 semanas, após as tradicionais comemorações do Dia da Bastilha, dia 14 de julho, que começam no Arco do Triunfo. A obra deverá ficar concluída a 18 de setembro, mas, assim como a maior parte do trabalho de Christo, não será permanente: no dia 3 de outubro começarão os trabalhos para remover o embrulho, a tempo das cerimónias do Dia do Armistício, em novembro. A produção deveria ter acontecido no ano passado, para coincidir com uma exposição do artista no Centro Pompidou de Paris, mas foi adiada devido à pandemia de Covid-19.

L’Arc de Triomphe, Wrapped é “inteiramente financiado pela venda dos estudos preparatórios de Christo, desenhos e colagens do projeto, bem como maquetas, obras dos anos 1950 e 1960 e litografias originais sobre outros assuntos”, lê-se no site Christo and Jeanne-Claude. O trabalho “não receberá fundos públicos”: os dois artistas “sempre deixaram claro que as suas obras em andamento continuariam após suas mortes”.

Só é “possivel realizar este projeto” porque Christo já tinha desenhado “todos os aspetos visuais e artísticos” precisos, explica ao The Guardiam Vladimir Javacheff, sobrinho do artista. É uma criação “100%” do casal e era um “desejo” de ambos que esta se realizasse.

Portrait Of Jeanne-Claude & Christo

Christo Vladimirov morreu a 31 de maio de 2020 e a sua esposa em novembro de 2009

Getty Images

Numa entrevista o ano passado, enquanto estava em isolamento por Covid-19 e pouco antes da sua morte, a 31 de maio de 2020, Christo disse “nunca imaginar” que o projeto fosse mesmo acontecer. Mas vai: um sonho artístico, mas também romântico, que será visto por todo o mundo. O artista disse que teve apenas 18 meses para traçar os detalhes concretos do projeto. “Tivemos 10 anos para o Pont Neuf. Tínhamos 25 anos para o Reichstag porque foi recusado três vezes. Esperamos 26 anos pelo Gates [Central Park, Nova York] depois de sermos rejeitados várias vezes. Isso não é paciência… Jeanne-Claude sempre disse que era paixão”, recordou então a esposa, que faleceu em novembro de 2009.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR