Dez distritos de Portugal continental vão estar a partir das 12h00 desta segunda-feira sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e de granizo e acompanhados de trovoada, segundo o IPMA. As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 15 graus Celsius (em Leiria e Bragança) e os 21 (em Portalegre) e as máximas entre os 26 (em Aveiro) e os 33 (em Évora, Beja, Santarém e Braga).

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo entre as 12h00 e as 21h00 desta segunda-feira. O aviso amarelo é emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para esta segunda-feira no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se temporariamente muito nublado no litoral até final da manhã, em especial a sul do Cabo Carvoeiro, nebulosidade que poderá persistir em alguns locais da faixa costeira.

Durante a tarde, está previsto um aumento temporário de nebulosidade nas regiões Norte, Centro e Alto Alentejo, com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoadas, em especial no interior.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A previsão aponta também para vento fraco, soprando fraco a moderado a partir da tarde, do quadrante norte nas regiões Norte e Centro e do quadrante oeste na região Sul. Está ainda prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral oeste e pequena subida da temperatura máxima na região Sul, exceto no sotavento algarvio.

Açores e Porto Santo em risco muito elevado de exposição aos UV

Quinze distritos do continente, o arquipélago dos Açores e a ilha do Porto Santo apresentam esta segunda-feira um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco muito elevado estão os distritos de Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Bragança Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro, o arquipélago dos Açores e a ilha de Porto Santo. O IPMA colocou ainda os distritos de Braga, Viseu e Lisboa e a ilha da Madeira em risco elevado de exposição à radiação UV.

Para as regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.