O Instituto Nacional de Ação Social (INAS) moçambicano vai começar a pagar a segunda tranche do subsídio especial destinado a 32 mil famílias vulneráveis vítimas do ciclone Idai de 2019, anunciou o organismo.

O subsídio no valor de 15.000 meticais (198 euros) foi dividido em duas partes, uma entregue aos beneficiários em 2020 e outra a entregar nos próximos dias, referiu Abdul Razak, delegado do INAS na cidade da Beira, centro do país, citado esta terça-feira pelo jornal Notícias.

De acordo com aquele responsável, há listas afixadas nos bairros com os nomes e procedimentos de entrega para evitar aglomerações e assim prevenir a propagação de Covid-19. As famílias que não levantaram a primeira prestação do subsídio podem agora levantá-lo por inteiro, acrescentou.

Em agosto de 2020, o pagamento foi suspenso durante uma semana devido a grandes aglomerações nos locais de entrega, elevando o risco de propagação de Covid-19 e de pessoas não elegíveis se aproveitarem da confusão para receber a ajuda indevidamente.

Só que a suspensão do pagamento do subsídio enfureceu centenas de beneficiários, que se amotinaram frente ao gabinete do governador da província de Sofala, até a entrega ser retomada. O ciclone Idai atingiu o centro de Moçambique em março de 2019, provocou 604 mortos e 1,8 milhões de pessoas foram afetadas.

Foi um dos ciclones mais mortíferos de que há registo no hemisfério sul, com ventos fortes e inundações cujos prejuízos sociais e económicos ainda se sentem. Moçambique tem um total acumulado de 841 óbitos e 71.568 casos de covid-19, dos quais 97% recuperados e 25 internados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR