Ainda que a pandemia e o teletrabalho tenham alterado esta realidade, há muitos trabalhadores que passam mais de uma hora por dia a caminho do trabalho ou de regresso a casa. Daí que faça algum sentido pensar em aproveitar este tempo para dormir um pouco mais. Excepto se for ao volante…

Um desses condutores, disposto a aproveitar todo o tempo possível a “passar pelas brasas”, mesmo que isso coloque os outros automobilistas em perigo, é Mitul Patel, um homem de 38 anos que trabalha na FedEx. Curiosamente, como condutor. Como habita relativamente longe do local de trabalho, quando se apanha na auto-estrada liga o Autopilot do seu Model 3 e desliga toda a atenção da condução. Apesar de o fabricante avisar que este sistema de ajuda à condução não prescinde da atenção do condutor e que a responsabilidade é sempre sua, a confiança do homem da FedEx na tecnologia é tal que se entrega nos braços de Morfeu. Seja com recurso a peças destinadas a enganar o Autopilot, ou qualquer outra solução, é bom que o recurso à câmara interior, que identifica o condutor e o seu grau de atenção, coloque ponto final nestes abusos.

Quem ficou pouco impressionado com as potencialidades do Autopilot foi David Gomez, um dos agentes da polícia que serve o condado de Kenosha, no estado americano de Wisconsin. Tendo sido avisado por outro condutor que alguém se deslocava a dormir ao volante, o polícia seguiu em perseguição do infractor, tendo identificado o condutor do Model 3.

Depois de circular atrás e ao lado do Tesla durante largos minutos quando este circulava em Autopilot a 82 milhas por hora, cerca de 132 km/h, certificando-se que quem estava ao volante ia mesmo a dormir, o polícia finalmente interveio, acordando o dorminhoco, para de seguida o autuar.

Em declarações à cadeia de televisão ABC, o polícia admitiu que não foi a primeira vez que lhe chegaram queixas de sonecas ao volante daquele Model 3, enquanto o condutor jura a pés juntos que não ia a dormir, mas apenas, quem sabe, a descansar o pescoço. No final, Mitul Patel só teve de pagar uma multa de apenas 187 dólares, por conduzir sem estar atento à estrada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR