Portugal conseguiu esta terça-feira a terceira vitória por 3-0 em Europeus, o resultado mais desnivelado que a equipa nacional já conseguiu na competição.

É preciso recuar a 2000 para chegar à última vitória por três de diferença, no “hat trick” de Sérgio Conceição frente à Alemanha. Nesse jogo, o último da fase de grupos do Euro de Holanda e Bélgica, o atual treinador do FC Porto aproveitou a oportunidade dada por Humberto Coelho e alcançou “sozinho” a vitória histórica no palmarés nacional.

Quatro anos antes, foi também a finalizar a fase de grupos do Euro 1996, em Inglaterra, que Portugal venceu a Croácia (Boban, Suker, Prosinecki, Jarni, Boban…), também por 3-0, com golos de Luís Figo, João Vieira Pinto e Domingos Paciência.

Agora é “continuar, continuar”, diz Ronaldo

As reações dos jogadores portugueses à vitória foram, como era de esperar, bastantes positivas, com Cristiano Ronaldo a deixar bem assente que o importante é seguir no mesmo caminho.

O capitão da seleção nacional concordou que a Hungria defendeu “muito bem” a baliza aos longo de todo o jogo, que foi “difícil”. Mas “importante era ganhar” e a seleção nacional chegou lá: “Conseguimos marcar três golos e estou muito agradecido à equipa por me ter ajudado a marcar dois golos e ser o homem do jogo”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O jogador português admite que a vitória de hoje dá “confiança” à equipa para o futuro da seleção no Euro 2020. “Agora é continuar, continuar”, concretizou: “O próximo jogo é para ganhar”.

E os próximos jogos, frente às poderosas Alemanha e França, vão ser “muito difíceis”, como destacou Renato Sanches, que saltou (e bem) do banco no jogo desta terça-feira. Mesmo o encontro com a Hungria foi exigente para Portugal, considerou: “Sabemos que quando jogamos com equipas destas é difícil marcar, mas felizmente conseguimos”.

Outro jogador que trouxe mais ao jogo a partir do banco foi Rafa, mais um a elogiar o “bom trabalho” da Hungria, mas destacando que Portugal “conseguiu gerir” o jogo.

O extremo diz que Portugal “conseguiu gerir bem” as investidas da equipa da casa, destacando que “todas as vitórias são decisivas, é importante irmos jogo a jogo”.

Danilo reagiu também à vitória frente à Hungria, revelando que a equipa tinha trabalhado para jogar primeiro pelas alas, e depois mais dentro de campo. O primeiro golo “chegou tarde”, mas tornou a partida “mais fácil” e abriu espaço a “jogadas mais bonitas”, classifica Danilo. “Deu para ganhar o jogo”, concluiu.