789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Aleksei não tem Anton mas parecia que estavam dois Miranchuks em campo (a crónica do Finlândia-Rússia)

Este artigo tem mais de 2 anos

Gémeos Aleksei e Anton Miranchuk fizeram um percurso sempre juntos até 2020, quando o primeiro rumou à Atalanta. Fez diferença. Está melhor. E decidiu o encontro da Rússia com a Finlândia (0-1).

Aleksei Miranchuk marcou o golo decisivo do encontro nos descontos da primeira parte
i

Aleksei Miranchuk marcou o golo decisivo do encontro nos descontos da primeira parte

Aleksei Miranchuk marcou o golo decisivo do encontro nos descontos da primeira parte

Aleksei e Anton Miranchuk andaram sempre juntos. Literalmente, sempre juntos: os irmãos gémeos começaram a jogar na equipa da escola, o Olymp Slavyansk-na-Kubani, foram depois recrutados pelo Spartak Moscovo, um ano depois acabaram por ser dispensados pelo corpo franzino que não augurava grande futuro, rumaram a outro conjunto de topo da capital e foi nesse mesmo Lokomotiv que ascenderam aos seniores com apenas 18 anos. Sempre juntos. Anton como médio, Aleksei em zonas um pouco mais avançadas. O que um ganhou, o outro ganhou. Onde um andou, o outro andou. No ano passado, separaram-se. E isso fez diferença.

O “Chris, mantém-te forte, amo-te” de Lukaku foi tão forte que tudo o resto passou (a crónica do Bélgica-Rússia)

Enquanto Aleksei rumou à Atalanta a troco de 15 milhões de euros, tendo uma primeira temporada interessante na Serie A jogando na Champions e garantindo nova qualificação, Anton manteve-se no Lokomotiv mas sem o mesmo fulgor não perdendo a titularidade. Isso refletiu-se na convocatória de Cherchesov, que deixou o segundo de fora das opções. No entanto, esta quarta-feira Aleksei jogou mesmo por dois. E além de ter marcado o único golo da vitória da Rússia frente à Finlândia em São Petersburgo, foi o melhor em campo. Não foi o melhor jogo do Europeu, esteve longe de ser aquele que teve mais golos, mas ambos os conjuntos jogaram como se fosse um encontro decisivo, a darem o que tinham e o que não tinham. Por isso também, valeu a pena.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O jogo a três toques

Para recordar

A Rússia está longe dos bons velhos tempos. Aliás, nem é preciso irmos tão longe: a Rússia está longe de 2018. No entanto, nem por isso deixou de ter elementos que jogam bem, que desequilibram, que dão gosto ver jogar – os mesmos elementos que contra a Bélgica pouco ou nada cheiraram a bola. Um deles foi Miranchuk, autor do golo no período de descontos antes do intervalo, num remate de pé esquerdo ao ângulo da baliza de Hradecky após combinação com Dzyuba. O outro é Golovin. O médio ofensivo do Mónaco tinha todas as condições para se tornar o novo Arshavin versão Europeu 2008 (com as devidas diferenças de estilo, claro está), voltou a brilhar sobretudo no segundo tempo mas percebe-se várias vezes que não toca a mesma música do que os outros companheiros, numa equipa que com isso perde muito em termos de criatividade à entrada do último terço.

Para esquecer

O futebol é um jogo de contactos, de entradas, de desgaste. E lesões, infelizmente, acontecem. Vão acontecer, sempre. Mas este Campeonato da Europa tem sido pródigo em lances arrepiantes que deixam todos em suspenso (sem falar do caso Eriksen, que está à parte). Houve o choque entre Castagne e Kuzyayev, aquele de Mbabu com Kieffer Moore, ainda esta terça-feira entre Gosens e Pavard que deixou o lateral desmaiado dez a 15 segundos (contado pelo próprio). Neste Finlândia-Rússia, e já com Mário Fernandes de fora após uma queda feia, Karavaev teve um choque feio com o poste e atingiu depois com toda a força (e de forma involuntária) a cabeça de Uronen. Após assistência das equipas médicas, ficaram em campo. Ainda assim, foi mais um susto…

Para valorizar

A carreira de Pohjanpalo não é propriamente exemplo tipo dos jogadores finlandeses que estão neste Europeu, depois de ter chegado muito novo ao futebol alemão (18 anos) e de ter começado ainda mais novo a jogar como sénior (16 anos). E tem outra curiosidade: teve sempre vínculo com o Bayer Leverkusen, fazendo mesmo parte do plantel ou sendo emprestado a outras equipas como aconteceu na presente temporada (Union Berlim). Não costuma ser opção inicial, ao contrário do que acontece na seleção da Finlândia, mas tem aproveitado bem as oportunidades. Não é um primor técnico, não é o mais rápido, mas tem bom jogo de cabeça, é complicado de marcar pelos centrais contrários e só não voltou a marcar porque o golo foi anulado logo a abrir.

O golo e o resumo do jogo, em vídeo

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora