O antigo conselheiro de Boris Johnson, Dominic Cummings, publicou esta quarta-feira uma alegada troca de mensagens com o primeiro-ministro britânico, onde este afirma que o ministro da Saúde é um caso “totalmente sem solução”. No mesmo texto, Cummings diz que Johnson contava histórias e piadas durante as reuniões de emergência e que não fazia perguntas incómodas às autoridades, destacou o jornal The Guardian.

As mensagens terão sido trocadas no final de março de 2020 entre o primeiro-ministro britânico e o antigo conselheiro, obrigado a deixar o cargo no final do ano passado.

Questionado sobre o caso, o gabinete de Boris Johnson disse apenas que não pretendia responder sempre que Dominic Cummings dizia alguma coisa. “Não pretendo envolver-me em todas as alegações feitas [por Cummings]. O primeiro-ministro decidiu que será feito um inquérito público no próximo ano, o ministro da Saúde deu horas de provas à comissão parlamentar e eu já respondi a uma série de perguntas sobre este assunto antes”, disse o porta-voz do primeiro-ministro, citado pela Reuters.

Dominic Cummings também foi ouvido pelos deputados onde teceu fortes críticas à forma como o governo de Johnson lidou com a pandemia e como o primeiro-ministro desvalorizou o risco da doença até ter ficado gravemente doente com Covid-19. Sobre a sessão onde foi ouvido Matt Hancock, o ex-conselheiro do governo diz que o ministro está a tentar reescrever a história do combate à pandemia no Reino Unido e acusa Boris Johnson de mentir sobre as falhas que ocorreram, noticia a BBC.

A testagem, tal como as vacinas, foram tiradas do controlo [de Matt Hancock] em maio devido à sua incompetência e desonestidade”, escreveu Cummings no blog Substack.

Desta vez foi o antigo conselheiro que decidiu partilhar as alegadas mensagens, mas no final de abril foi acusado de ter partilhado mensagens trocadas entre o primeiro-ministro e fornecedores de ventiladores sobre um alegado desconto nos impostos. Uma fuga de informação na qual Dominic Cummings garante que não ter estado envolvido, noticia a DW.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR