A vitória de Portugal sobre a Hungria na estreia da seleção no Euro 2020 é um dos principais temas em destaque na imprensa desportiva internacional, com especial destaque para a exibição de Cristiano Ronaldo e, particularmente, para os recordes que o capitão português bateu no jogo que Portugal ganhou por 3-0.

Em Espanha, o jornal desportivo As chama a Ronaldo “o senhor do Campeonato Europeu” e a Marca dá-lhe o título de “rei do Euro”. Em Itália, o país onde o capitão português joga na Juventus, os jornais desportivos puseram Cristiano Ronaldo na primeira página: o “duplo Ronaldo“, o país “em voo” e o “aviso à Europa”.

Ronaldo marcou dois golos. Ronaldo bateu seis recordes. Já não há números para descrever Ronaldo

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No Reino Unido, por outro lado, o destaque são os recordes de Ronaldo. O Daily Express chama-lhe “o quebrador de recordes“, o i sublinha que o português se tornou no melhor marcador das fases finais do Euro e o Metro prefere apontar como Ronaldo silenciou uma “casa cheia”. O jogo da seleção portuguesa só não foi destaque na imprensa desportiva francesa e alemã, que encheu as suas capas com referências à vitória da França sobre a Alemanha, num jogo do mesmo grupo que Portugal e Hungria.

Precisamente na Hungria, o jogo com Portugal também foi destaque — mas o sentimento, ali, é diferente. “O milagre húngaro durou 84 minutos”, lê-se na manchete do Nemzeti Sport, uma referência ao minuto em que Portugal marcou o primeiro golo.

A chegada à zona de conforto, o golo depois daquele livre, a estreia perfeita. Como a última semana mudou a temporada de Cristiano Ronaldo

Portugal venceu a Hungria por 3-0, com um golo de Raphael Guerreiro (aos 84 minutos) e dois de Cristiano Ronaldo (aos 87, de penálti, e aos 92). O jogo, valeu a Cristiano Ronaldo a quebra de pelo menos seis recordes: bateu o recorde de Platini e tornou-se no melhor marcador de sempre em fases finais de Europeus; e é já o primeiro jogador de sempre a participar em cinco fases finais, aquele que já participou em mais fases finais de grandes competições de seleções, o jogador com mais vitórias em jogos da fase final do Euro, o primeiro jogador da história a marcar dois golos no mesmo jogo em três edições do Euro, e ainda o primeiro jogador europeu com dois ou mais golos em pelo menos quatro fases finais do Euro.

Ronaldo está apenas a 3 golos de bater um outro recorde — o do iraniano Ali Daei — e de se tornar no jogador com mais golos de sempre em seleções.