A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) está a realizar uma operação nacional de fiscalização de transporte de mercadorias, tendo já instaurado seis processos de contraordenação, um deles com apreensão de uma tonelada de carne.

A operação, que começou na quarta-feira e termina esta quinta-feira por volta das 20h00 em todo o país, já fiscalizou cerca de 700 operadores de transporte de mercadorias, tendo sido abertos, até ao momento, seis processos de contraordenação, afirmou à agência Lusa o inspetor-geral da ASAE, Pedro Portugal Gaspar.

Segundo o responsável, desses seis processos um envolveu a apreensão, no Algarve, de uma tonelada de carne, que era transportada sem controlo de temperatura.

“A carne deveria estar a 15 graus negativos e estava a sete graus positivos”, referiu, acrescentando que, em outra ação, foram apreendidos também 50 quilos de atum por violação de regras.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com Pedro Portugal Gaspar, “não há uma grande quantidade de infrações”, mas pelas características do que é transportado e pela sua quantidade este tipo de operações é estratégico por atuar “numa fase anterior ao retalho e por reforçarem a proteção do consumidor final”.

“Temos sinalizado que o setor do transporte é globalmente cumpridor”, notou, salientando que a tendência nos últimos anos é de um cumprimento cada vez maior das regras.

Foi isso que também se verificou em Coimbra, num dos pontos da ação de fiscalização, na rotunda junto ao Leroy Merlin e ao Coimbra Shopping.

Até às 10h30, em toda a região Centro só tinha sido verificada uma infração por “falta de registo de temperatura”, contou à agência Lusa a inspetora diretora da Unidade Regional do Centro da ASAE, Helena Diogo.

O grau de incumprimento é baixo e, ao longo do tempo, vemos que a atuação da ASAE está a ter os seus frutos e os operadores estão mais disciplinados para o bem de todos e para o bem, essencialmente, dos consumidores”, frisou.

Se naquela rotunda a ASAE não tinha encontrado qualquer incumprimento, já a PSP, que colabora na operação, tinha identificado duas infrações, uma por carta de condução caducada e outra por falta de inspeção da viatura.

Assim que uma viatura parava, os inspetores confirmavam a existência de guias de transporte, o material transportado e as regras de higiene necessárias, nomeadamente a temperatura, no caso de carrinhas do setor da alimentação.

Miguel Carvalho, com produção de fruta em Moimenta da Beira e que vende na baixa de Coimbra, encara com normalidade a ação.

“Se fosse a primeira vez.. isto já é uma rotina”, disse à Lusa o empresário, que transportava várias caixas de cerejas.

“Têm bom aspeto”, notou um inspetor, com Miguel Carvalho a perguntar, entre risos, se não quereriam “uma caixinha” para comer durante a operação.

“Não, obrigado”, responderam.

A operação, que conta com mais de 60 pontos de fiscalização por todo o país, envolve cerca de 170 inspetores da ASAE.