Os centros municipais de vacinação de Lisboa vão passar a funcionar mais uma hora por dia, a partir de segunda-feira e, em julho, estarão abertos 14 horas diárias, das 08h00 às 22h00, incluindo fins de semana, foi anunciado esta quinta-feira.

Em comunicado, a Câmara de Lisboa informa que, a partir da próxima segunda-feira, 21 de junho, os centros de vacinação contra a Covid-19, que atualmente estão a funcionar nove horas por dia, estarão abertos 10 horas.

O município acrescenta que, num segundo momento, na primeira semana de julho, os centros de vacinação passam a funcionar 14 horas diárias, das 08h00 às 22h00, incluindo sábados e domingos.

“Esta medida significa um potencial de mais 15 mil doses ministradas por semana”, refere a mesma nota, salientando que na última semana foram administradas 39 mil doses, quase o dobro do que era habitual anteriormente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Será ainda operacionalizado um processo de vacinação especial para as comunidades migrantes, indica a Câmara, sustentando que existem mais de 12.000 migrantes a aguardar atribuição de número de utente do SNS.

A Câmara de Lisboa, presidida por Fernando Medina (PS) destaca ainda que os enfermeiros contratados pelo município “passarão a desempenhar tarefas realizadas até agora apenas pelos enfermeiros do SNS (Serviço Nacional de Saúde), reforçando a capacidade operativa do corpo misto de enfermagem e garantindo maior capacidade de resposta, possibilitando mais horas de serviço”.

Além disso, será reaberto o pavilhão 3 do Estádio Universitário de Lisboa, “que será operado pelas Forças Armadas, com um regime de agendamento distinto, significando esta medida um potencial de cerca de mais sete mil vacinas por semana”.

A autarquia lisboeta tem sete centros de vacinação em funcionamento, nos quais já foram administradas mais de 320.000 vacinas.