787kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Portugal aproxima-se do vermelho: incidência ultrapassa 100 casos por 100 mil habitantes, R(t) é de 1,14

Este artigo tem mais de 2 anos

O boletim da DGS permite ainda concluir que, pelo sexto dia consecutivo, o número de internados voltou a subir. Lisboa e Vale do Tejo concentra 66% dos novos casos.

US-HEALTH-VIRUS
i

R(t) subiu para 1,14 a nível nacional

AFP via Getty Images

R(t) subiu para 1,14 a nível nacional

AFP via Getty Images

Portugal está a aproximar-se cada vez mais da zona vermelha da matriz de risco do desconfinamento. A contribuir para isso está o aumento da incidência — o número de novos casos nos últimos 14 dias por 100 mil habitantes  — que, segundo o boletim da Direção-Geral da Saúde desta sexta-feira, já ultrapassou os 100 casos por 100 mil habitantes: 100,2, mais concretamente, tanto a nível nacional, como continental.

Este valor está a subir rapidamente. Na atualização anterior, de quarta-feira, estava nos 91 casos e 90,5, respetivamente. No final do mês passado, a Direção-Geral da Saúde e o Instituto Ricardo Jorge já tinham alertado para o aumento da incidência, ao preverem que os países pudesse chegar, daí a um ou dois meses, aos 120 casos de infeção por 100 mil habitantes.

A contribuir para a aproximação ao “vermelho” está também a subida do índice de transmissibilidade — o chamado R(t). Este indicador está em 1,14 a nível nacional (estava em 1,12 no balanço anterior) e de 1,15 no continente (estava em 1,13).

Novos casos voltam a ultrapassar os 1.000

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 1.298 casos (no dia anterior tinham sido 1.233) e 4 óbitos por Covid-19 (na quinta-feira tinham sido 2), de acordo com o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. Pelo terceiro dia consecutivo, Portugal passa a barreira dos 1.000 casos diários.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Das 4 mortes, três aconteceram na região de Lisboa e Vale do Tejo e uma foi no Alentejo. Desde o início da pandemia, já morreram em Portugal 17.061 pessoas com Covid-19 e foram confirmados 862.926 casos de infeção.

Internamentos sobem pelo sexto dia consecutivo

O boletim da DGS permite ainda concluir que, pelo sexto dia consecutivo, o número de internados voltou a subir, para um total de 391. São mais 27 do que no dia anterior.

Já em cuidados intensivos estão agora 94 pessoas, mais seis do que no boletim de quinta-feira. Este número está a subir há quatro dias consecutivos.

Além disso, nas últimas 24 horas, recuperaram 686 pessoas. Há ainda mais 2.943 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde, para um total de 36.675 pessoas nesta situação. Há, atualmente, 27.425 casos ativos, mais 608 do que no boletim anterior.

66% dos novos casos foram em Lisboa e Vale do Tejo

A região de Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a que regista mais novos casos de infeção com o SARS-CoV-2. Ao todo, foram detetados mais 862 casos, o que representa 66% do total.

O primeiro-ministro, António Costa, já tinha dito esta sexta-feira que o número se aproximava dos 900, numa altura em que a circulação de e para a área metropolitana de Lisboa passa a estar proibida (a partir das 15h00 de sexta-feira e durante o fim de semana).

Em termos de novos casos, segue-se a região Norte, com 194 novos infeções, o Algarve, com mais 88, a região Centro, que detetou mais 76, e o Alentejo, com 39. A região autónoma dos Açores soma mais 27 e a região autónoma da Madeira tem mais 12.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora