Os automóveis são tradicionalmente o segundo bem mais caro que a maioria dos cidadãos pode adquirir, depois da casa, daí que a decisão de avançar seja tomada depois de muita análise, ponderação e… estudo. Isto porque, muita vezes, quando a carga fiscal é excessiva, é sempre bom estudar a melhor forma de minimizar os impostos.

Mas há quem não se contente em minimizar as taxas, optando, pura e simplesmente, por fugir a elas. Só que nas Filipinas, a conversa é outra. As autoridades não só não apreciam ser enganadas, como fazem questão de desencorajar os prevaricadores. Daí que cada carro apanhado nestas condições seja destruído – literalmente.

IN PHOTOS: ???????????? ???????????????????????????????? ???????? ???????????????????????????????? ????????????????????????????????The Bureau of Customs (BOC) led the simultaneous destruction of twenty-one…

Posted by Bureau of Customs PH on Friday, June 18, 2021

O último exemplo que nos chega deste país asiático refere-se a 21 veículos que entregaram a alma ao criador. Um Bentley Flying Spur juntou-se a um McLaren 620R, um Mercedes SLK, um Lotus Elise e a uma série de outros veículos, entre os quais um Porsche 911. Todos eles, avaliados em cerca em 1 milhão de euros, foram apanhados pela direcção de alfândegas local (Bureau of Customs) numa situação de importação ilegal, evitando os impostos, o que os condenou a serem destruídos, pela directiva presidencial nº447 de 2017.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A punição dos donos apanhados a evitar o pagamento de impostos, relativos aos seus veículos, tem tradicionalmente lugar num evento público e registado em filme, não só para memória futura, como para desencorajar futuros infractores. Serve de exemplo.

Para aplicar a pena foi chamada uma retroescavadora, que apoiou com a tradicional exuberância todo o peso da sua pá mecânica, seja sobre o tejadilho ou em cima do capot. Independentemente do local onde a escavadora exerce pressão, a estrutura do veículo é incapaz de resistir ao esforço e o carro tende a ficar parecido com uma panqueca, ou seja, esmagado. Pelo que já sabe, se tentar importar o carro para as Filipinas, é bom que pague os devidos impostos ou, então, esteja preparado para despedir-se dele assim:

BOC condemns a brand new P34 Million McLaren 620R and other luxury vehicles | Raffy Tima/GMA News

How fast can you lay waste to a brand new P34 Million McLaren 620R, one of only 350 produced in the whole world and a host of other luxury vehicles? Less than 30 minutes for backhoe operator Rommel Morales. READ the whole story here: https://bit.ly/3cMbrYrThis is the BOC's condemnation program of smuggled vehicles, their second just this year. In February they also destroyed 17 smuggled high end vehicles. The BOC says, rather than having these cars auctioned, they will get more revenue if smugglers are deterred from their illegal activities after seeing what will happen to their shipment. | via Raffy Tima/GMA News

Posted by GMA News on Friday, June 18, 2021