786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Os "olés" vindos da bancada não quebraram a lei do mais forte (a crónica do Finlândia-Bélgica)

Este artigo tem mais de 2 anos

Belgas venceram por 2-0 e terminaram o grupo com três vitórias noutros tantos jogos. Finlandeses não apresentam o melhor futebol mas mesmo assim ficaram em terceiro lugar (um mal menor).

Belgas tornaram-se a terceira equipa a conseguir ganhar o seu grupo apenas com vitórias depois de Itália e Países Baixos
i

Belgas tornaram-se a terceira equipa a conseguir ganhar o seu grupo apenas com vitórias depois de Itália e Países Baixos

Getty Images

Belgas tornaram-se a terceira equipa a conseguir ganhar o seu grupo apenas com vitórias depois de Itália e Países Baixos

Getty Images

Ouviram-se “olés”, esta segunda-feira, em São Petersburgo. Não que tenham existido grandes “banhos de bola”, mas sim uma grande exibição por parte dos adeptos finlandeses que, entusiasmados pela bela estreia que a sua equipa está a ter em Europeus, aproveitaram várias ocasiões para gritar “olé”. Isto, claro, quando os jogadores conseguiam trocar a bola, o que não aconteceu assim tantas vezes.

Mas fora esse cântico, foram os demais que impressionaram. Noventa minutos sempre a cantar, a apoiar incessantemente os seus rapazes, que bem precisaram desse apoio, pois passaram, sem surpresa, grande parte do tempo a defender. A Bélgica, mesmo com várias alterações no onze inicial, mostrou-se como se tem mostrado: com bola.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No entanto, e mesmo sendo difícil enfrentar uma equipa muito recuada, os belgas ficaram a dever a si mesmos alguma velocidade nos processos. Da primeira parte, apesar de craques como De Bruyne, Hazard, ou o “pivô” Lukaku (já lá vamos), o destaque vai para o muito jovem Doku, que trouxe irreverência e velocidade aos corredores belgas, fazendo uma excelente exibição. Foi precisamente Doku, já em cima do intervalo, que criou o lance mais perigoso, mas negado por uma excelente defesa de Hradecky.

E o primeiro lance de perigo no segundo tempo, com as equipas mais espalhadas no campo e a tentarem jogar com mais rapidez, resultou novamente numa grande defesa de Hradecky, desta vez após remate de Hazard. Passados poucos minutos, golo anulado a Lukaku por posição irregular, por escassos centímetros.

Aos 75′, sem grande surpresa, surge o golo belga, na sequência de um pontapé de canto batido por De Bruyne. Vermaelen cabeceou à trave e Hradecky, com algum azar, acabou por colocar a bola na própria baliza. Passados seis minutos, bola no “pivô” Lukaku (jogada já clássica da Bélgica) e o avançado do Inter vira-se dentro da área e remata forte, para o 2-0.

Ouviram-se “olés” e o melhor jogo foi mesmo esse, o da bancada. Em campo, foi a lei do mais forte, perante finlandeses esforçados (até acabaram o Grupo B em 3.º). Mesmo sem grandes exibições, a Bélgica segue em frente com nove pontos. Melhor era impossível.

O jogo a três toques

Para recordar

Começa a tornar-se hábito: mais um jogo da Bélgica, mais um golo de Lukaku. Há muito mais a ter em atenção num avançado do que os remates certeiros, mas ao fim ao cabo acabam por viver disso, o que faz com que o dianteiro do Inter tenha mérito a dobrar. A jogar basicamente como “pivô”, mas também muito perigoso quando embalado com a bola nos pés, o avançado belga até foi sendo bem defendido, mas quando se conseguiu virar decentemente dentro da área, deu golo. É um perigo para as defesas contrárias e vai continuar a sê-lo na fase a eliminar. Tem sido é MVP dos jogos e é o mais valioso da Bélgica, até agora.

Para esquecer

A Finlândia nem fez um mau Europeu, apesar de ter vencido a Dinamarca em circunstâncias muito especiais. Ao fim ao cabo, o que conta são os três pontos conquistados, e a equipa até termina em terceiro, mas o que mostra é muito curto para uma competição desta qualidade. Correm, defendem-se bem e não viram a cara à luta, mas é preciso mais futebol para ser competitivo de outra forma.

Para valorizar

Com o futebol a tornar-se cada vez mais analítico, pensado e estudado, é sempre uma lufada de ar fresco quando aparece um jogador irreverente, sem medo de arriscar. O belga Doku, jogador de 19 anos do Rennes, foi esse atleta esta noite. É até da sua autoria o maior lance de perigo da primeira parte, tendo sido o mais perigoso em lances de 1×1. É um jogador a ter em conta para os próximos anos. É veloz, tem técnica e muitas decisões acertadas. Atenção a Doku.

Os golos e o resumo do jogo, em vídeo

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora