Num ano em que os partos em casa dispararam, a Direção-Geral da Saúde (DGS) revelou que 63% dos partos recorreram a assistência médica, enquanto 2,8% decorreram sem a assistência de profissionais de saúde, avança esta terça-feira o Público.

Número de partos em casa disparou em 2020: foram 1.001, mais 72% do que em 2019

A DGS informa ainda que 29% dos partos em casa foram assistidos por enfermeiros especialistas em saúde materna e obstétrica e 1% por enfermeiros.

Face a estes números, João Bernardes, presidente do Colégio da Especialidade de Ginecologia e Obstetrícia da OM, mostra-se “muito surpreendido”, principalmente com “esses 63% de partos em casa com assistência”. Ao Público, referiu que lhe “custa a acreditar nesses valores, porque a Ordem sempre desaconselhou e continua a desaconselhar o envolvimento de profissionais médicos nos partos no domicílio”. Exige, por isso, uma “investigação” para haver uma maior compreensão sobre estes dados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sobre os riscos de um parto em casa, João Bernardes recorda a análise da DGS sobre maternidade materna em 2017/2018 que mostrou que “os partos fora do hospital tiveram uma mortalidade materna 25 vezes superior àqueles realizados no hospital”.

Atualmente, a Ordem dos Médicos está a investigar um profissional de saúde que realizava partos realizados em casa. Também a Ordem dos Enfermeiros (OE) divulgou ao Público que abriu três inquéritos para investigar três profissionais e um já foi mesmo suspenso de funções.

A DGS alerta para os riscos dos partos em casa, apontando que “existem riscos aumentados de morbilidade e mortalidade materna”, havendo também a “possibilidade inesperada de complicações na parturiente e ou no recém-nascido que podem ter consequências devastadoras”.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2020 nasceram 1.001 crianças em partos domésticos um aumento de 72% face ao ano anterior. Na origem, estarão as restrições à presença de companheiros ou companheiras nos hospitais a assistir ao parto e eventuais receios sobre uma possível contaminação e infeção por Covid-19 em ambiente hospitalar.