As regras da calculadora (se a mesma for necessária porque pode não ser) e os cruzamentos possíveis nos oitavos do Europeu só ficarão mais definidos às 19h desta quarta-feira e totalmente decididos pouco antes das 22h mas a última jornada do grupo D já veio simplificar um pouco mais o cenário da Seleção Nacional. Tanto que, nesta fase, já subsistem apenas quatro equipas como possíveis adversários de Portugal nos oitavos da competição.

Assim, e se o conjunto de Fernando Santos acabar na primeira posição, irá defrontar a Suíça de Haris Seferovic, terceira classificada do grupo A. Já se terminar no segundo lugar, Portugal já sabe que terá pela frente a Inglaterra, primeira posicionada do grupo D, em Wembley. Por fim, e se concluir esta fase no terceiro posto, existem duas possibilidades em aberto e com teórico favoritismo num deles: se o terceiro classificado do grupo E fizer quatro pontos ou três com saldo nulo de golos marcados e sofridos, a Seleção defronta os Países Baixos e, em caso de triunfo, cruza com País de Gales ou Dinamarca; se a Ucrânia conseguir melhor do que o terceiro classificado do grupo E, nesse caso Portugal joga com a Bélgica e, se ganhar, apanha Itália ou Áustria.

1.º lugar: se Portugal ganhar e a Alemanha perder ou empatar

  • Bucareste (segunda-feira, 20h). Portugal terá como adversário pela frente caso ganhe o grupo F à frente de França e Alemanha a Suíça, que acabou no terceiro lugar do grupo A, sendo que mesmo que a Ucrânia passe como um dos melhores terceiros irá sempre defrontar o primeiro colocado do grupo E
  • Com quem poderia cruzar de seguida nos quartos (dia 2, São Petersburgo, 17h)? Com o vencedor do jogo entre o 2.º classificado do grupo D (Croácia) e o 2.º classificado do grupo E (Suécia, Eslováquia, Espanha e Polónia – é mesmo assim, todos podem ficar ainda em qualquer posição)

2.º lugar: se Portugal ganhar e a Alemanha não vencer ou se Portugal empatar e a Alemanha perder

  • Londres (terça-feira, 17h). Portugal teria neste cenário apenas uma hipótese, a Inglaterra, que terminou no 1.º lugar do grupo D com vitórias frente a Croácia (1-0) e Rep. Checa (1-0) e empate com a Escócia (0-0)
  • Com quem poderia cruzar de seguida nos quartos (dia 3, Roma, 20h)? Com o vencedor do jogo entre o 1.º classificado do grupo E (Suécia, Eslováquia, Espanha ou Polónia, numa jornada que se realiza esta quarta-feira às 17h) e o melhor terceiro classificado entre os grupos B (Finlândia), C (Ucrânia) ou D (Rep. Checa)

3.º lugar: se Portugal empatar e a Alemanha ganhar ou empatar ou se Portugal perder por um ou dois golos e a Hungria não ganhe à Alemanha

Cenário 1 (se os outros melhores terceiros forem os grupos A, D e E)

  • Budapeste (domingo, 17h). Portugal iria neste cenário defrontar os Países Baixos, que já estão confirmados no 1.º lugar do grupo C após as vitórias com Ucrânia, Áustria e Macedónia do Norte
  • Com quem poderia cruzar de seguida nos quartos (dia 3, Baku, 17h)? Com o vencedor do jogo entre o 2.º classificado do grupo A (País de Gales) e o 2.º classificado do grupo B (Dinamarca)

Cenário 2 (se os outros melhores terceiros forem os grupos A, C e D)

  • Sevilha (domingo, 20h). Portugal iria neste cenário defrontar a Bélgica, que já está confirmada no 1.º lugar do grupo B após as vitórias com Rússia, Dinamarca e Finlândia
  • Com quem poderia cruzar de seguida nos quartos (dia 2, Munique, 20h)? Com o vencedor do jogo entre o 1.º classificado do grupo A (Itália) e o 2.º classificado do grupo C (Áustria)

4.º lugar: se Portugal perder com a França e a Hungria ganhar à Alemanha

  • Portugal estaria eliminado do Campeonato da Europa

Como estão nesta altura as contas dos terceiros classificados?

  • Grupo A (apurado): Suíça, 4 pontos (4-5 em golos)
  • Grupo B: Finlândia, 3 pontos (1-3 em golos)
  • Grupo C: Ucrânia, 3 pontos (4-5 em golos)
  • Grupo D (apurado): Rep. Checa, 4 pontos (3-2 em golos)
  • Grupo E *: Suécia, 4 pontos (1-0 em golos); Eslováquia, 3 pontos (2-2 em golos); Espanha, 2 pontos (1-1 em golos); Polónia, 1 ponto (1-2 em golos)
  • Grupo F **: França, 4 pontos (2-1 em golos); Alemanha, 3 pontos (4-3 em golos); Portugal, 3 pontos (5-4 em golos); Hungria, 1 ponto (1-4 em golos)

* última jornada ainda por disputar esta quarta-feira às 17h com Suécia-Polónia e Eslováquia-Espanha

** última jornada ainda por disputar esta quarta-feira às 20h com Portugal-França e Hungria-Alemanha

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR