A tarefa do terceiro classificado do grupo de Portugal, seja ele França, Alemanha, Portugal ou Hungria, ficou facilitada esta segunda-feira com os resultados da última jornada dos grupos B e C: no primeiro, a derrota da Finlândia com a Bélgica conjugada com a goleada da Dinamarca à Rússia colocou os finlandeses em terceiro com três pontos e um saldo negativo de dois golos (1-3); no segundo, o desaire da Ucrânia com a Áustria deixou a equipa de Shevchenko na terceira posição também com três pontos e um salto negativo de um golo (4-5).

Uma jornada perfeita para Portugal: até uma derrota por dois golos com a França dá sempre apuramento para os oitavos

Agora, partindo com todos os cenários em aberto para a terceira e última jornada do grupo F (sendo que o único que não depende apenas de si é a primeira posição), Portugal já sabe que vai defrontar uma França que está apurada e que, no limite, passa aos oitavos mesmo com uma derrota por dois golos. Mas são cada vez menos os cenários possíveis em caso de apuramento para os oitavos e existem sete hipóteses como futuros adversários.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

1.º lugar: se Portugal ganhar e a Alemanha perder ou empatar

  • Bucareste (segunda-feira, 20h). Portugal teria três possíveis adversários pela frente caso ganhasse o grupo F à frente de França e Alemanha, mediante a combinação de resultados até ao final da fase de grupos e os quatro melhores terceiros classificados: Suíça (grupo A), Finlândia (grupo B) ou Ucrânia (grupo C)
  • Com quem poderia cruzar de seguida nos quartos (dia 2, São Petersburgo, 17h)? Com o vencedor do jogo entre o 2.º classificado do grupo D (Inglaterra ou Rep. Checa) e o 2.º classificado do grupo E (Suécia, Eslováquia, Espanha e Polónia – é mesmo assim, todos podem ficar ainda em qualquer posição)

2.º lugar: se Portugal ganhar e a Alemanha ganhar ou se Portugal empatar e a Alemanha perder

  • Londres (terça-feira, 17h). Portugal teria neste cenário apenas duas hipóteses possíveis, numa decisão que será conhecida na noite desta terça-feira: Inglaterra ou Rep. Checa, sendo que quem ganhar ficar no 1.º lugar do grupo D e o empate é favorável aos checos no desempate direto (tem melhor saldo de golos)
  • Com quem poderia cruzar de seguida nos quartos (dia 3, Roma, 20h)? Com o vencedor do jogo entre o 1.º classificado do grupo E (Suécia, Eslováquia, Espanha ou Polónia) e o melhor terceiro classificado entre os grupos B (Finlândia), C (Ucrânia) ou D (Croácia ou Escócia, que jogam esta terça-feira à noite)

3.º lugar: se Portugal empatar e a Alemanha ganhar ou empatar ou se Portugal perder por um ou dois golos e a Alemanha não perder com a Hungria

Cenário 1 (se os outros melhores terceiros forem os grupos A, B e C; A, B e E; A, C e D; A, D e E)

  • Budapeste (domingo, 17h). Portugal iria neste cenário defrontar os Países Baixos, que já estão confirmados no 1.º lugar do grupo C após as vitórias com Ucrânia, Áustria e Macedónia do Norte
  • Com quem poderia cruzar de seguida nos quartos (dia 3, Baku, 17h)? Com o vencedor do jogo entre o 2.º classificado do grupo A (País de Gales) e o 2.º classificado do grupo B (Dinamarca)

Cenário 2 (se os outros melhores terceiros forem os grupos A, C e D; B, C e D; B, C e F; B, D e E; C, D e E)

  • Sevilha (domingo, 20h). Portugal iria neste cenário defrontar a Bélgica, que já está confirmada no 1.º lugar do grupo B após as vitórias com Rússia, Dinamarca e Finlândia
  • Com quem poderia cruzar de seguida nos quartos (dia 2, Munique, 20h)? Com o vencedor do jogo entre o 1.º classificado do grupo A (Itália) e o 2.º classificado do grupo C (Áustria)

Como estão nesta altura as contas dos terceiros classificados?

  • Grupo A: Suíça, 4 pontos (4-5 em golos)
  • Grupo B: Finlândia, 3 pontos (1-3 em golos)
  • Grupo C: Ucrânia, 3 pontos (4-5 em golos)
  • Grupo D *: Croácia, 1 ponto (1-2 em golos) e Escócia, 1 ponto (0-2 em golos)
  • Grupo E **: Suécia, 4 pontos (1-0 em golos); Eslováquia, 3 pontos (2-2 em golos); Espanha, 2 pontos (1-1 em golos); Polónia, 1 ponto (1-2 em golos)
  • Grupo F ***: França, 4 pontos (2-1 em golos); Alemanha, 3 pontos (4-3 em golos); Portugal, 3 pontos (5-4 em golos); Hungria, 1 ponto (1-4 em golos)

* última jornada ainda por disputar na terça-feira (20h) com o jogo Croácia-Escócia

** última jornada ainda por disputar na quarta-feira (17h) com os jogos Suécia-Polónia e Eslováquia-Espanha

*** última jornada ainda por disputar na quarta-feira (20h) com os jogos Portugal-França a Hungria-Alemanha