Os duques de Sussex compraram um site com o nome “Lili Diana” quase uma semana antes do nascimento da primeira filha do casal, a 4 de junho. Nesse mesmo dia, Harry e Meghan compraram outro domínio, “Lilibetdiana.com”. As aquisições foram todas feitas antes de a rainha aprovar o nome da recém-nascida, Lilibet “Lili” Diana Mountbatten-Windsor, do qual faz parte a alcunha de infância de Isabel II, tal como confirmaram os Sussex ao The Telegraph.

Nasceu a filha de Harry e Meghan. O nome é uma homenagem à Rainha Isabel II e à princesa Diana

O anúncio público do nome da bebé chegou dois dias após o seu nascimento e, desde então, tem estado mergulhado em polémica. A BBC chegou a publicar um artigo onde, citando uma fonte anónima do palácio, afirmou que Isabel II não foi consultada pelos Sussex a propósito do nome “Lilibet”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em resposta, os advogados dos duques de Sussex alegaram que o artigo em causa era “falso e difamatório”, com Harry a insistir que falou com a avó “antes do anúncio”, tal como se leu no comunicado emitido à data. Isabel II “foi o primeiro membro da família” com quem o príncipe falou e com quem partilhou o desejo de chamar a filha “Lilibet” em sua honra. “Se ela não tivesse apoiado a decisão, não teriam usado o nome.”

Polémica. Harry insiste que consultou a rainha antes de escolher o nome da filha. Fontes do palácio dizem o contrário

Agora, é notícia que os domínios com os nomes da bebé foram previamente adquiridos pelos Sussex, antes de a rainha ser informada da intenção de Harry e Meghan. Ao The Telegraph, um porta-voz dos Sussex esclareceu que este é um procedimento comum entre as figuras públicas. “Um número significativo de domínios de quaisquer potenciais nomes que foram considerados foram comprados”, garantiu, explicando ainda que a ideia foi “proteger contra a exploração do nome” escolhido. A afirmação sugere que, caso a rainha tivesse sido contra o uso da sua alcunha, o casal teria outras opções a que recorrer.

“Lilibet” foi primeiramente usado por Isabel II quando a monarca era ainda uma princesa incapaz de pronunciar corretamente o seu próprio nome. Apenas os pais e o marido, Filipe, duque de Edimburgo, bem como um núcleo restrito de amigos e familiares, a tratavam assim.

Enquanto a polémica em torno do nome continua, é notícia que Harry deverá aterrar em solo britânico nas próximas 24 horas e deverá ficar na Frogmore Cottage, onde vive a prima, a princesa Eugenie. A presença do príncipe está diretamente relacionada com a apresentação da estátua em homenagem a Diana, no próximo dia 1 de julho, data em que a “princesa do povo” faria 60 anos.