O CEO da Tesla é um homem estranho. Emigrou da África do Sul para os EUA e, graças às valorizações da SpaceX e da Tesla, que dirige, possui hoje uma fortuna avaliada em 156,9 mil milhões de dólares, segundo a Fortune. Mas agora que se mudou da Califórnia para o Texas, para acompanhar o arranque de mais uma Gigafactory e o início da produção, instalou-se numa pequena casa pré-fabricada da Boxabl, um especialista em casa de madeira desmontáveis, que se podem rebocar para se deslocar de um lado para o outro.

A Gigafactory Texas é a mais recente instalação industrial da Tesla e deveria estar a arrancar em simultâneo com a sua “irmã” de Berlim, mas atrasos vários têm feito derrapar a fábrica alemã. Mas no Texas tudo corre sobre rodas, de onde irão sair não só os Model 3 e Model Y – já com as gigapress italianas que formam as estruturas frontais e traseiras em fundição –, como também a Cybertruck e o Semi. A importância é tal que justificaram a mudança de Musk da Califórnia para o Texas.

É claro que o CEO da Tesla poderia alugar, ou potencialmente comprar, uma casa de luxo, com piscina interior e exterior, rodeada de terreno a perder de vista, mas o sul-africano quer estar mais perto da acção, ele que chegou a dormir no seu escritório da Gigafactory do Nevada, quando esta dava os primeiros passos, repletos de tropeções. Daí que tenha alugado uma casa desmontável à Boxabl, um modelo denominado “casita”, que permite a associação posterior de outras unidades.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas mais curioso do que alguém com o equivalente a 131,6 mil milhões de euros alugar uma casa pré-fabricada de 50.000 dólares, aproximadamente 42 mil euros, é o facto de Elon Musk ter instalado a “casita” nos terrenos da SpaceX, onde está o centro de ensaios de motores de foguetões, a apenas 160 km de distância. Uma publicação americana conseguiu até imagens do local onde a casa de madeira desmontável está instalada.