Se a tendência de aumento de casos de Covid-19 em Portugal não se inverter, o país pode atingir a média de dois mil casos por dia já em julho. A conclusão é do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, que coloca Portugal como um dos países em que o número de contágios vai continuar a aumentar.

O jornal Inevitável cita esta quarta-feira as conclusões europeias, que resultam de uma combinação de modelos desenvolvidos por mais de uma dezena de instituições e foram atualizadas na terça-feira. Essas projeções indicam que, no cenário mais provável, Portugal poderá registar dentro de um mês cerca de 15.600 casos por semana, o que resulta na tal média de dois mil por mês. Neste caso, o número de mortes poderá subir para as 40 por semana.

Não é o único cenário: há um mais grave, em que os casos aumentariam para um registo bem mais alto, de sete mil por dia, e um mais benevolente, em que começaria uma tendência de descida e os casos se fixariam nos cinco mil semanais. No entanto, o mais provável para o organismo europeu é mesmo que os números rondem os dois mil por dia no próximo mês.

R(t) em níveis preocupantes. Transmissão do vírus agrava-se em todo o país, em especial no Algarve, Lisboa e Madeira

Portugal encontra-se assim, a par do Reino Unido, entre os países onde é mais provável que o número de contágios continue a aumentar. Neste momento, a região de Lisboa e Vale do Tejo é preocupante, havendo já um reforço de camas em cuidados intensivos nos hospitais daquela área. Também na Madeira e Algarve há um ritmo de transmissão que está a fazer soar alertas.

Para os especialistas, a solução pode passar por acelerar a vacinação enquanto se tomam mais algumas medidas restritivas para tomar o avanço da pandemia em Lisboa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR