A grande área estava repleta de franceses na esperança de travar a bola antes de chegar à baliza de Lloris. Momentos antes, o árbitro Antonio Mateu Lahoz tinha ordenado a marcação de um livre a favor de Portugal depois de uma falta de Kimpembe sobre Cristiano Ronaldo. Mas quando João Moutinho rematou, e a bola alcançou a defesa gaulesa, o guarda-redes Lloris atingiu Danilo com um soco feroz que valeu a Portugal um penálti.

A violência do ataque pode ser comprovada nos vídeos que começaram a ser imediatamente colocados em circulação nas redes sociais. Decidido a segurar a bola antes de invadir as redes gaulesas, Lloris acaba por atingir o médio central português, que durante longos segundos permaneceu deitado no relvado. Para o árbitro espanhol não houve dúvidas: era penálti a favor de Portugal. Pouco depois, já a seleção tinha estreado o marcador frente a França com um golo saído dos pés de Cristiano Ronaldo.

Mas a balança não pendeu durante muito tempo para o lado português e logo se equilibrou quando, após uma análise do videoárbitro, outro penálti foi assinalado a favor dos franceses. Antonio Lahoz entendeu que o choque de Nélson Semedo com Mbappé, acabado de entrar na grande área, foi concretizado com a intenção de derrubar o avançado francês — uma análise que levanta dúvidas entre os espectadores. Certo é que o penálti valeu o segundo golo da partida, o primeiro a favor dos gauleses, valendo o empate a uma bola ao intervalo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR