Em atualização

Pelo menos quatro pessoas morreram e uma dezena ficaram feridas na sequência do colapso parcial de um prédio de 12 andares, esta quinta-feira em Miami, nos Estados Unidos. O Presidente dos EUA, Joe Biden, já aprovou esta sexta-feira uma declaração de estado de emergência no estado da Flórida.

A declaração permite que a Agência Federal de Gestão de Emergências, uma entidade que coordena a resposta nacional a um desastre que ocorra nos Estados Unidos da América (gerindo os meios locais e estatais), comece a identificar, mobilizar e ceder equipamento e recursos para aliviar os impactos de uma situação de emergência — e ainda usar “apoio federal direto” do Governo.

As autoridades locais já tinham confirmado esta quinta-feira que dos 136 apartamentos que compõem o condomínio, 70 ficaram “totalmente destruídos” e que todos os sobreviventes tinham sido resgatados. No entanto, há 99 desaparecidos que estão agora a ser procurados pelas autoridades.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As autoridades conseguiram já retirar algumas dezenas de vítimas do prédio. Mais de uma dezena de pessoas receberam assistência no local. Entre os sobreviventes assistidos estava Barry Cohen, que descreveu à CBS o que viveu. “Pensei que era um relâmpago”. “Foi a coisa mais alta que já ouvi!”, descreveu. Cohen correu para a varanda e já estava lá a polícia, que lhe disse para ir para dentro. Foi quando abriu a porta de casa que viu tudo desfeito. “Estou feliz por estar vivo”, apontou.

Numa altura em que uma tempestade se aproxima do local onde decorrem as operações, as autoridades apelam aos familiares ou amigos que não se aproximem das imediações (tendo criado também para a comunicação social uma área afastada) sendo que se perspetiva que os trabalhos durem “no mínimo uma semana”, considerando a quantidade de destroços resultantes do colapso parcial do edifício. As autoridades disponibilizaram uma linha telefónica para quem procurar informações sobre os seus familiares.

O Presidente Joe Biden disponibilizou logo nas horas seguintes apoio federal nas buscas, numa altura em que se perde cada vez mais a esperança de encontrar sobreviventes. Os socorristas de Miami publicaram um vídeo na rede social Twitter onde mostram as difíceis operações de resgate na cave do edifício.

Foi por volta das 2 horas que parte do Collins Avenue, em Surfside, ruiu, de acordo com as autoridades da Flórida. As câmaras de vigilância captaram o exato momento em que o edifício colapsou.

Parte dos esforços iniciais dos socorristas foram concentrados em retirar da parte do prédio que não ruiu os residentes que ficaram presos. Para ajudar nos trabalhos de busca estão a ser chamadas equipas com cães de busca e salvamento, relatavam esta quinta-feira os media locais.

Nas imagens dos canais de televisão norte-americanos é possível ver as equipas de resgate a retirar vítimas dos escombros, uma delas um rapaz que foi carregado em ombros pelos bombeiros envolvidos nas operações.

Também no Twitter um jornalista do The yeshiva World partilhou um vídeo gravado no local pouco tempo depois da derrocada no qual é possível ver os destroços e ouvir o homem explicar que estava instalado no segundo andar hotel do lado, quando ouviu “o estrondo mais forte alguma vez ouvido na vida” antes do hotel ter sido evacuado.

Jamal Akakpo ator e realizador de cinema estava instalado num hotel próximo do edifício que colapsou e partilhou já vários vídeos no Twitter onde é possível ver os escombros que restam do prédio de 12 andares.

O prédio situa-se no cruzamento da 88th Street com a Collins Avenue, de acordo com a NBC Miami e, antes do desabamento tinha o aspeto ainda visível no GoogleMaps.

I

Imagem do prédio que colapsou parcialmente durante esta madrugada. Fonte: GoogleMaps